O zkSync, um blockchain de segunda camada na Ethereum, anunciou o tão aguardado airdrop do seu criptoativo de governança. Trata-se de uma das distribuições de criptomoedas mais esperadas pela comunidade cripto. Junto com anúncio, a equipe compartilhou um site para que os usuários pudessem checar sua alocação.
Desse modo, conforme o anúncio, a equipe começará a distribuir dois terços de seu suprimento de 21 bilhões de tokens ZK. A distribuição vai ocorrer para carteiras da comunidade na próxima semana. O número já classifica-se como a maior distribuição de tokens de uma solução de escalonamento do Ethereum.
A Matter Labs, a empresa por trás da popular solução de escalonamento do Ethereum, disse que a elegibilidade e as alocações para o airdrop foram determinadas por uma captura de blockchain (snapshot) em 24 de março. Também vale dizer que, atualmente no pré-mercado, o preço do token varia em uma média de US$ 0,3 por unidade.
A captura filtrou os usuários que foram ativos no zkSync Era L2 ou usaram a carteira zkSync Lite. Desse modo, “marcando o aniversário de um ano do lançamento da mainnet do zkSync Era”, escreveu a empresa em um comunicado à imprensa. O lançamento do zkSync Era foi em março de 2023. Seu valor total bloqueado atingiu um pico de US$ 990 milhões em março deste ano.
Airdrop de ZkSync toma forma
Um airdrop inicial de 17,5% dos tokens ocorrerá na próxima semana e o restante será distribuído através de iniciativas do ecossistema e medidas de governança votadas pela recém-criada ZK Nation, a governança do ecossistema.
Os tokens distribuídos no airdrop, que serão entregues a 695.232 carteiras. Além disso, ao contrário de outros, a negociação será livre desde o primeiro dia e os tokens não estarão sujeitos a um período de bloqueio.
No entanto, a fundação limitou a alocação máxima para qualquer carteira a 100.000 tokens ZK. “É fácil para baleias ficarem com grandes alocações sem quaisquer restrições,” escreveu a fundação em um comunicado à imprensa.
“Ao limitar as baleias, o airdrop de ZK recompensa de forma justa os membros da comunidade que contribuem para o zkSync de diferentes maneiras.”
Isso significa que 89% dos tokens no airdrop irão para usuários que foram ativos no ecossistema. Por outro lado, o restante será entregue para desenvolvedores, pesquisadores e empresas que contribuíram para o zkSync L2.
Ademais, a equipe anunciou que vai dividir um terço dos tokens que não serão entregues à comunidade: 17,2% para investidores e outros 16,1% para a equipe da Matter Labs. Os tokens dos investidores e da Matter Labs estarão sujeitos a um bloqueio de 1 ano. Após o período, estarão livres para negociação gradualmente até junho de 2028.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com