Alguns brasileiros acordaram nesta quarta-feira (18) e comemoraram a volta do X, antigo Twitter, após quase 20 dias de bloqueio judicial pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto, ao que parece trata-se apenas de uma instabilidade e algumas redes de wifi estão mais livres que as outras.
Portanto, para corrigir esse erro de liberar o X, Twitter, aos brasileiros, o STF já afirmou que está investigando o quanto antes. As comemorações colocaram, em menos de uma hora, frases como “O Twitter voltou” e “Gente o Twitter” no Trending Topics do aplicativo, com 14,5 e 18,5 mil publicações, respectivamente.
Ainda não há um posicionamento oficial do STF, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nem das operadoras de telefonia a respeito desse retorno. Segundo relatos, o acesso tem sido possível apenas pelo aplicativo e com o uso de wi-fi (não dados móveis).
Apesar disso, à Folha, o STF afirmou que está investigando. “Aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”, disse o órgão para Folha de S.P. O aplicativo começou a funcionar em algumas redes por São Paulo e outros estados do Brasil.
No final de agosto, a decisão final de Alexandre de Moraes sobre o X, antigo Twitter, finalmente veio à tona junto com restrições à VPN. Na decisão, o Ministro do STF determinou a suspensão imediata e integral do funcionamento do aplicativo “X Brasil Internet LTDA” em todo o território nacional.
Além disso, estipulou uma multa diária de R$ 50.000,00 para qualquer empresa ou brasileiro que não cumprirem com as determinações estabelecidas. Xandão incluiu também as que possam usar VPN para contornar a suspensão.
A medida tem efeito até que todas as ordens judiciais cumpram as ordens, e paguem as multas. Ela também inclui uma série de restrições que visam inviabilizar o uso do aplicativo pelos usuários brasileiros.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com