Blockchain

Volume de transferências de Bitcoin é o menor em 9 meses

Em meio a luta do Bitcoin para se manter acima dos $30 mil, o interesse pela maior das criptos opera em baixa.

A baixa atividade e pouco interesse estão empurrando mais de 12k Bitcoin para mais de 1 ano de inatividade, alcançando o valor mais baixo no volume de transferências da maior cripto nos últimos 9 meses.

O que será que isto nos diz? Vamos descobrir

Tipicamente em bear markets a inatividade aumenta à medida que os preços caem, com a tendência de baixa muitos especuladores de curto prazo e investidores de oportunidade preferem-se sair do mercado.

Isto reflete na métrica de oferta imóvel a mais de 1 ano, atualmente em 65.5%.

Vejo muitas pessoas compartilhando este gráfico junto da narrativa de “HODLING”, o que não deixa de ser realidade, mais pessoas estão interessadas em bitcoin para o longo prazo.

Mas não é só isso, há nuances que precisam ser pontuadas.

Como por exemplo: esta métrica contabiliza também Bitcoins “perdidos”, ou chaves privadas esquecidas ou carteiras que nunca mais poderão ser abertas novamente. 

Assim como o efeito bear market que citei anteriormente.

Boa parte destas moedas não se interessam pelo bitcoin como reserva de valor, mas sim foram forçadas a manter o HODL pela baixa de mercado fazerem seu custo médio está acima do valor atual, transformando estas posições em negativas.

Na primeira oportunidade, sairão.

Para tentarmos normalizar estes dados e encontrar um sinal não no valor exato mas sim na variação normalizada no comportamento de hodling podemos utilizar o gráfico abaixo. 

Este indicador é a oferta inativa em mais de um ano aplicando o “rate of change” normalizado com z-score

Este gráfico foi inicialmente idealizado por @TheRealPlanC que me ajudou a replicá-lo, (thanks my friend!).

Aqui já conseguimos visualizar de forma mais precisa esta alteração no padrão comportamental das moedas.

Todo bear market gera um aumento na dormência.

Através deste indicador também visualizamos puramente através do padrão comportamental os momentos de descoberta de fundo. 

Que é onde estamos atualmente.

Mas vale ressaltar que só haverá uma real reversão quando todo o mercado global convergir para uma recuperação econômica. Isto significa que poderá levar mais alguns meses para termos uma convicção certa sobre um “fundo macro” 

O baixo interesse e baixo fluxo de capital afeta o mercado crypto mas também o mercado tradicional, por isso enquanto os rumores de inflação, alta de juros e incertezas sobre crescimento econômico perdurarem será difícil vermos uma nova alta.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.