Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Visa revela solução experimental para pagar taxas de gás com cartão

Portanto, a solução visa eliminar a necessidade dos usuários finais em usar ether (ETH) para taxas de transação ou gás.

A Visa, gigante global de pagamentos, introduziu uma solução experimental no Ethereum para eliminar algumas das barreiras associadas ao pagamento de taxas de gás na rede. Desse modo, a solução foi testada no testnet Goerli do Ethereum e utiliza a tecnologia de abstração de contas e o padrão ERC-4337.

Portanto, a solução visa eliminar a necessidade dos usuários finais em usar ether (ETH) para taxas de transação ou gás. Embora os usuários ainda tenham que pagar tecnicamente uma taxa de gás, o método permite que paguem com qualquer token, como USDC ou USDT. A Visa também pode cobrir essas taxas por meio de seus cartões. Confira o mecanismo em imagem divulgada no blog da empresa:

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

Visa taxa de gás
(Imagem: Visa/Reprodução)

Como funciona?

O componente central desta solução é um “paymaster”, que é um contrato inteligente especializado. Ele funciona como um patrocinador para taxas de gás em contas de contrato de usuário. Isso permite que os usuários paguem taxas de gás onchain diretamente através de seu cartão Visa sem a necessidade de lidar com tokens nativos da blockchain.

A Visa já havia explorado essa abordagem anteriormente e implantou o contrato do paymaster no testnet Goerli em maio. O objetivo era aproveitar a abstração de contas e melhorar a aplicabilidade dos contratos às contas dos usuários.

A Visa já havia expressado inicialmente seu interesse na abstração de contas em um post de blog em dezembro de 2022. Em março de 2023, os desenvolvedores fizeram progressos significativos e introduziram o ERC-4337, um código que habilita a abstração de contas no Ethereum através de contratos inteligentes especializados.

Portanto, a Visa explorou a opção para permitir que os usuários paguem suas taxas de gás onchain diretamente em dinheiro fiduciário através de pagamentos com cartão. Desse modo, os usuários não precisam mais usar tokens nativos específicos de uma blockchain apenas para pagar taxas de gás.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas