Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Universidades Federais do RJ vão ensinar programação Blockchain

Mais especificamente, o curso será com foco em aulas sobre Optimism, uma rollup da Ethereum.

A iniciativa Hacker House, que pertence ao Hub de Inovação em Blockchain, anunciou parceria com três das maiores universidades federais do Rio de Janeiro. O objetivo de educar sobre o tema contará com aulas sobre programação de blockchain com certificação ao final.

Desse modo, a Hacker House está oferecendo um programa gratuito de mentorias para ideação e prototipagem de novos projetos/dApps na área de blockchain. O prazo para se candidatar às mentorias da Hacker House acaba na quarta-feira 24/04, interessados poderão inscrever-se no link oficial. Contudo, o curso de extensão ainda não abriu vagas. Este último será ministrados pelos professores das próprias faculdades.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Mais especificamente, o curso será com foco em aulas sobre Optimism, uma rollup da Ethereum. Desse modo, as aulas do curso de extensão serão ministrado por professores das três maiores federais: UFRJ, UFF e UFRRJ.

Portanto, na somatória, cerca de 127 mil alunos das 3 universidades federais, bem como de outras, vão poder inscrever-se para fazer parte do curso de extensão. Além deles, também haverá vagas para a comunidade não-universitária. O Hub de Inovação em Blockchain foi lançado em 19 de março, durante o evento DeSci Rio 2024.

O projeto conta com parceiros como a Invest.Rio, as agências de Inovação da UFRJ, UFF e UFRRJ, bem como Blockchain.Rio.

Trata-se da união de projetos como a IberoAm, um projeto de comunidade e sem fins lucrativos, Lumeeira, startup focada em Blockchain e Abakhus, um dApp e plataforma de tokenização com foco em privacidade.

“Empacotamos [os projetos citados acima] e lançamos o Hub de Inovação em Blockchain. O Hub oferece a Hacker House, o Curso Optimism nas Universidades Federais localizadas no RJ e em breve alguns eventos Blockchain/Crypto”, explica Alberto Dávila, coordenador da Hacker House.

Optmism e Hacker House

O Curso de Extensão sobre Optimism na UFRJ em parceria com a UFF e UFRRJ terá certificado de conclusão pela própria UFRJ, conforme conta Dávila. “Já submetemos a proposta e aguardamos aprovação final (que deve acontecer nas próximas semanas) para poder abrir as inscrições”, diz.

Dávila explica que a própria Optimism está promovendo, e incentivando, o ensino de Blockchain e governança Onchain nas Universidades. Desse modo, sua equipe submeteu esse projeto para criar um curso, o “Optimism: Governança e Retro Financiamento”. A equipe enviou a proposta no dia 12 de abril para um dos editais da Optmism (Mission Request).

“Caso aprovado seja esse projeto pela Optimism, iremos receber tokens para participar, junto com os alunos do curso, da governança bi-cameral da Optimism. Mas se não receber a aprovação pela Optimism, o curso na UFRJ vai acontecer do mesmo jeito”, finaliza.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



ETFs de Bitcoin e Ethereum estreiam com volume de US$ 12 milhões em Hong Kong Memecoin atinge mais de US$ 100 trilhões de valor de mercado, porque é golpe Ex-CEO da Binance pode ser condenado a 3 anos de prisão (não 4), e pede desculpas Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, desapareceu há exatos 13 anos Google é forçado a desincentivar novos candidatos políticos