Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Uniswap V4 implentará plugins com possibilidade de KYC, e levanta polêmicas na comunidade

Desse modo, esse hook verifica os usuários em procedimentos de Conheça o seu Cliente (KYC) antes de permitir que negociem em um pool.

Um hook recentemente adicionado ao repositório de código aberto da Uniswap v4 está gerando debates na comunidade de criptomoedas. Desse modo, esse hook verifica os usuários em procedimentos de Conheça o seu Cliente (KYC) antes de permitir que negociem em um pool.

Um membro da comunidade criticou o hook no X (anteriormente Twitter), alertando sobre os riscos regulatórios: “Como sempre disse: Tudo começa com a opção ‘kyc’ para os provedores de liquidez. Logo, evolui para um banco de dados ‘aprovado pelo regulador’ fora da blockchain. E quem não passar pelo KYC receberá a etiqueta de ‘financiador de terrorismo’. Não apoie essas iniciativas.”

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

O que isso significa?

Um hook permite que os desenvolvedores modifiquem um código sem mudar sua estrutura principal. Na Uniswap v4, esse recurso possibilita a implementação da verificação KYC nos protocolos de finanças descentralizadas.

Nesse sentido, as instituições financeiras aplicam o KYC para confirmar a identidade dos clientes e avaliar riscos. O KYC visa principalmente identificar atividades suspeitas, como lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

O código do hook KYC está disponível no GitHub. Um desenvolvedor da comunidade introduziu o hook no diretório da Uniswap v4 como uma opção. A verificação KYC ocorre através de um token não-fungível (NFT).

Além disso, outro usuário do X defendeu o hook, argumentando sua utilidade para projetos que precisam atender a regulamentações específicas:

“Você parece não entender. Primeiro, é para provedores de liquidez. Alguns projetos querem operar legalmente em certas jurisdições. Segundo, a comunidade pode criar hooks. Você critica algo que promoveu o ‘verdadeiro DeFi’.”

Governos ao redor do mundo estão observando os protocolos DeFi. O G20 recentemente endossou um plano regulatório para criptomoedas, proposto pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Conselho de Estabilidade Financeira, intensificando as regras para o setor. A Uniswap v4, que incluirá hooks personalizáveis, deve ser lançada no início de 2024, com acesso restrito a entidades aprovadas pela governança.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12) Quanto valem as criptomoedas de Times Brasileiros Golpe faz investidores perderem R$1,3 milhão em 2 minutos em criptomoeda Criptomoeda ENA contraria Bitcoin e dispara 20% hoje A ‘retaliação’ de Musk: 50% de desconto na Starlink ou internet de graça