Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

União Europeia irá investir em Web4 e metaverso; mercado crescerá 2.900% até 2030 segundo órgão

A União Europeia define web4 como a convergência de diversas tecnologias emergentes emaranhadas em algo único.

A União Europeia, por meio da Comissão Europeia (CE), publicou nesta terça-feira (11) um plano para investir na chamada Web4, e no metaverso. O plano busca criar “web4 e metaversos, apelidados de mundos virtuais, que reflitam os valores e princípios da UE”.

Thierry Breton, comissário para o mercado interno do bloco, disse: “Vamos investir na aceitação e expansão de novas tecnologias e dar às pessoas as ferramentas e as habilidades para usar mundos virtuais com segurança e confiança”.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

O que é a Web4?

A União Europeia define web4 como a convergência de diversas tecnologias emergentes emaranhadas em algo único. As tecnologias citadas são inteligência artificial, Internet das Coisas, blockchain, mundos virtuais e realidade aumentada.

“A internet está evoluindo em um ritmo extremamente rápido. Além da terceira geração da internet atualmente em desenvolvimento, a Web 3.0, cujas principais características são a abertura, a descentralização e o pleno empoderamento do usuário, a próxima geração, a Web 4.0, permitirá uma integração entre objetos e ambientes digitais e reais e interações aprimoradas entre humanos e máquinas”, diz o relatório.

Portanto, o plano estratégico do bloco visa fomentar os negócios web4 locais e ser um definidor de padrões regulatórios globais. O anúncio incluiu apoio a empresas da UE com um programa chamado Parceria em Mundos Virtuais sob o Horizon Europe. O programa está focado em promover “um roteiro industrial e tecnológico para mundos virtuais”.

Segundo as perspectivas da economia da UE além de 2030, publicadas em março, a digitalização será um de seus principais impulsionadores. Além disso, a Web 4.0 vai atuar como uma importante transição tecnológica que traz um mundo perfeitamente interconectado, inteligente e imersivo. A UE estima que o tamanho do mercado global de mundos virtuais tenha um crescimento de mais de 2.900% (de € 27 bilhões em 2022 para mais de € 800 bilhões em 2030).

Para tal, a UE anunciou um plano dividido em quatro pilares. Os pilares são a capacitação de profissionais; apoiar um ecossistema industrial europeu da Web 4.0; apoiar o progresso social e os serviços públicos virtuais e, por fim, moldar padrões globais para mundos virtuais abertos e interoperáveis ​​e Web 4.0.

Casos de uso de autoridade pública

A declaração da União Europeia também descreveu duas novas iniciativas do poder público web4. Um ambiente urbano imersivo, chamado CitiVerse, usado para planejamento e gerenciamento de cidades, e o Gêmeo Humano Virtual Europeu, para modelagem de decisões clínicas e tratamento pessoal.

Outras iniciativas para ajudar as autoridades públicas a tomar decisões políticas informadas incluem Destination Earth e Local Digital Twins para comunidades inteligentes. “A Web 4.0 e os mundos virtuais trarão benefícios para a saúde, contribuirão para a transição ecológica e anteciparão melhor os desastres naturais”, disse Margrethe Vestager, da Europe Fit for the Digital Age.

Concorrência dos EUA e da China

O bloco diz estar preocupado que sua tecnologia seja superada pelos desenvolvimentos nos EUA e na China. Um relatório vinculado à declaração destacou as empresas americanas que trabalham na tecnologia metaverse, incluindo Meta, Apple, Microsoft e Nvidia. Além disso, também apontou para desenvolvimentos na China, com Alibaba, Baidu, NetEase e Bytedance progredindo em suas próprias estratégias de metaverso.

“Ao contrário destes países, na UE não existem gigantes tecnológicos para liderar o investimento no desenvolvimento de mundos virtuais na próxima década. No entanto, a UE é forte em pesquisa e inovação para middleware e software”, disse o relatório.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com