O token nativo da Starknet, STRK, foi lançado nesta terça-feira (20), e já é negociado em corretoras desde as 8h, horário de Brasília. Além disso, as reivindicações do airdrop para a distribuição do token da Starknet abriram a partir das 7h. Desse modo, mais de 700 milhões de STRK, ou 7% do fornecimento total de 10 bilhões, foram distribuídos gratuitamentes.
Portanto, a negociação começou em exchanges centralizadas, incluindo Binance, Bybit, Bitfinex e OKX, assim que os requisitos de liquidez adequaram-se. A Binance também abriu a negociação para pares selecionados às 8h, horário de Brasília.
A Starknet é uma rede Layer-2 do Ethereum que utiliza uma solução de ZK-Rollup para escalar aplicações descentralizadas. O token ajudará a descentralizar e governar a rede, de acordo com o plano de provisões de token pela Fundação Starknet na semana passada.
“A criação do token STRK visa permitir que o escalonamento baseado em STARK aconteça de uma maneira mais descentralizada. O design do token da Starknet tem como foco a gestão e administrada pela comunidade”, disse Diego Oliva, CEO da Fundação Starknet, na ocasião.
A distribuição envolve 728 milhões de STRK, ou 7,28% do fornecimento total de 10 bilhões. Cerca de 1,297 milhão de carteiras são elegíveis, tiradas de um snapshot de novembro que analisou o volume de transações e interações na rede.
Nesse sentido, foram elegíveis alguns usuários iniciais da Starknet e StarkEx, contribuidores do Ethereum, incluindo membros do Protocol Guild, autores de EIP e stakers solo.
Além de desenvolvedores de código aberto de fora do web3. Eles têm até 20 de junho para fazer uma reivindicação. O token está precificado a US$ 2,5, segundo informações da CoinMarketCap.
Críticas sobre Starknet
A distribuição do plano, particularmente o evento de desbloqueio iminente, enfrentou críticas de detratores. Portanto, os principais contribuidores e investidores da Starkware receberam mais de 1,31 bilhão de STRK, ou 13,1% do fornecimento total. O movimento ocorreu menos de dois meses após o lançamento do token, o que foi passível de críticas.
Desse modo, o evento inaugural de geração de token (TGE) ocorreu em novembro de 2022. Após sua criação, o token terá como foco questões de governança. Apesar do principal evento de geração de token ocorrer em 2022, provavelmente houve um mal-entendido generalizado sobre o cronograma de desbloqueio, resultando em críticas.
Além disso, outra reação negativa surgiu quando vários usuários da Starknet se viram excluídos das provisões devido ao requisito de possuir 0,005 ETH no momento do snapshot de novembro. Apesar da reação negativa, a Starkware está aderindo ao seu plano.
“Os 1,3 milhões de destinatários receberão tokens que são líquidos ao recebimento. Outros que colocaram esforço e dinheiro para tornar a Starknet possível esperarão até abril pelo primeiro terço de seus tokens desbloqueados, após o qual mais serão desbloqueados mensalmente”, disse o co-fundador e CEO da Starkware, Eli Ben-Sasson.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com