Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Starknet faz colaboração com Celestia para disponibilidade de dados

As blockchains estão cada vez mais caminhando para se tornarem modular. Ou seja, dividida em diversas redes blockchains, cada uma com uma função diferente. Dessa forma, barateando os custos de transação no ecossistema.

A solução de escalonamento Ethereum, Starknet, anunciou que está colaborando com a rede blockchain Celestia. A ideia é aprimorar a disponibilidade de dados para as cadeias de Camada 3 dentro do ecossistema Starknet. Os desenvolvedores da Starknet planejam utilizar o “Blobstream”, um componente-chave do ecossistema Celestia.

O Blobstream atua como uma camada de disponibilidade de dados (DA em inglês). Desse modo, a tecnologia visa permitir o armazenamento de grandes quantidades de dados fora da cadeia de forma segura. Ao mesmo tempo que oferece provas verificáveis de sua existência.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

A tese de disponibilidade de dados é uma ideia crescente no setor. Isso porque, as blockchains estão cada vez mais caminhando para se tornarem modular. Ou seja, dividida em diversas redes blockchains, cada uma com uma função diferente. Dessa forma, barateando os custos de transação no ecossistema.

A Celestia é uma das redes blockchains que vende-se como uma rede de disponibilidade de dados para outras blockchains. Além dela, a Near e a Avail são projetos bastante ativos nesse mercado de DA.

Nesse sentido, a colaboração da Starknet com a Celestia visa permitir soluções de escalonamento fora da cadeia no Starknet. A forma com que será feita é usando a Celestia para minimizar os custos de transação.

Portanto, os desenvolvedores da Starknet usarão conexões e pontes entre o Blobstream para o Cairo, a principal linguagem de programação do Starknet. Desse modo, para apoiar o desenvolvimento de appchains de Camada 3. Tais Camadas 3 no Starknet estão atualmente em fase de desenvolvimento.

“Estabelecer appchains de alto rendimento no Starknet com a Celestia como um DA modular é uma combinação revolucionária”, destacou a Starknet.

Mercado de disponibilidade de dados avança

A Celestia foi o primeiro projeto a implementar a “amostragem de disponibilidade de dados”, permitindo que validadores em redes de escalonamento amostrassem uma parte significativa dos dados para verificação de disponibilidade, o que aumenta a eficiência e o rendimento em comparação com a verificação completa de dados.

Projetos de Camada 2, como Manta Pacific, Aevo e ZKFair, já utilizaram seu DA para desenvolver Validiums, soluções de escalonamento que combinam provas de conhecimento zero com um DA externo como a Celestia. Polygon e Arbitrum também integraram a Celestia em seus kits de desenvolvimento de Camada 2.

Agora, a Starknet pretende usar a Celestia para construir cadeias de Camada 3 dentro do ecossistema Starknet, em oposição às Camadas 2.

Anteriormente, a Starknet estava em discussões com a Avail, concorrente da Celestia, sobre a integração de uma solução DA para app-chains da Starknet usando o Madara, um sequenciador personalizável.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Mt. Gox diz que vai pagar US$ 8 bilhões aos credores semana que vem Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica