Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Stablecoins em Lightning e DeXes no Bitcoin agora serão possíveis com Taproot Assets

Conforme Cauê Oliveira, analista onchain do BlockTrends PRO, O crescimento da utilização de stablecoins é algo que impulsiona a descentralização financeira.

A Lightning Labs anunciou o lançamento do Taproot Assets no Lightning. Trata-se de um protocolo que permite a cunhagem e transferência de ativos no Bitcoin (BTC) através da Lightning Network. Ou seja, agora será possível combinar a segurança do Bitcoin com a velocidade e baixas taxas da Lightning Network.

O Taproot Assets no Lightning permite que os ativos sejam emitidos diretamente no Bitcoin e movimentados instantaneamente através da Lightning Network. Para aqueles que não tem familiaridade a Lightning é uma camada de pagamentos no Bitcoin.

A tecnologia possibilita abertura de canais de pagamento fora da rede do Bitcoin. Mas após a conclusão das movimentações, o canal passa por uma verificação na rede. Portanto, a Lightning viabiliza transações de alta velocidade e baixas taxas com a criptomoeda.

Desse modo, com essa integração, a Lightning Labs busca habilitar uma infraestrutura financeira mais eficiente e segura. Todo o ecossistema terá como âncora a tecnologia do Bitcoin. Os desenvolvedores agora podem criar canais Lightning denominados em diferentes unidades de conta, interagindo nativamente com a rede Lightning existente.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

Isso é especialmente relevante para a demanda crescente por stablecoins em mercados emergentes, onde o acesso a sistemas bancários tradicionais é limitado. O uso da liquidez do Bitcoin e a estrutura já estabelecida de nós de roteamento podem acelerar a adoção desses novos ativos.

Stablecoins e trocas descentralizadas

Conforme Cauê Oliveira, analista onchain do BlockTrends PRO, O crescimento da utilização de stablecoins é algo que impulsiona a descentralização financeira. “Em 2023, mais de US$ 11 trilhões foram movimentados em stablecoins. USDT é um dos principais cases desse ecossistema”, afirmou em thread no X.

Cauê também comenta que, esse lançamento também pode destravar finalmente o desenvolvimento de exchanges descentralizadas no bitcoin através da Lightning. “Usuários poderão transferir BTC e L-USD através da rede, organizando seu próprio order book”, escreveu.

Stablecoins têm ganhado destaque geopolítico, com transações globais atingindo volumes de trilhões de dólares. Portanto, a introdução dos Taproot Assets na Lightning Network pode estabelecer um novo padrão para a transferência de valores.

Inclusive, segundo a Lightining Labs, pode desafiar sistemas de pagamento tradicionais como VISA e SWIFT. Especialmente em regiões com infraestrutura bancária limitada.

Por fim, a nova versão do Taproot Assets no Lightning também oferece funcionalidades como abertura e fechamento de canais, pagamentos instantâneos, trocas atômicas de ativos e suporte multi-sig avançado.

“A possibilidade de executar swaps atômicos diretamente através da rede Lightning desbloqueia a negociação não-custodial de Bitcoin através de transações parcialmente assinadas. Com isso, será possível fazer um swap (compra) sem necessitar de confiar na contraparte”, explicou Cauê.

Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com

Notícias relacionadas