Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Solana continua congestionada desde sexta-feira por causa de memecoins

A rede está sendo afetada principalmente por um influxo de transações de spam, com bots tentando priorizar suas atividades em detrimento dos usuários humanos.

A rede Solana passa por uma congestão desde sexta-feira (5) a noite. Não é a primeira vez que a rede blockchain passa por um problema similar. Desse modo, o altíssimo volume de usuários ultrapassou a capacidade de transações por segundo da Solana, gerando uma fila de espera de transações a serem inseridas no blockchain. Muito do congestionamento está relacionado com o alto volume de memecoins, criptomoedas memes, criadas, e negociadas, a todo segundo na Solana.

Os usuários da carteira virtual Phantom, uma das mais usadas para interagir com o blockchain Solana, ao abrir o aplicativo se deparam com uma mensagem. Nela, os usuários leem que “a rede Solana está passando por um congestionamento”.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO garantindo 40% OFF e um mês adicional grátis com a Black Friday BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

Além disso, a mensagem afirma que possivelmente terão que passar por tempos de espera mais longos para a conclusão de suas transações.

A rede está sendo afetada principalmente por um influxo de transações de spam, com bots tentando priorizar suas atividades em detrimento dos usuários humanos. Esse problema é exacerbado por um aumento dramático nas transações associadas a memecoins recém-lançadas. Os bots são robôs que subornam um validador para que sua transação seja a primeira a ser incluida no bloco.

Desse modo, seu objetivo é comprar uma memecoin antes do usuário comum. Assim, criando uma demanda intensa pelo espaço de bloco da rede e resultando em acesso impedido para muitos usuários.

Memecoins congestionam Solana

No primeiro trimestre de 2024, a blockchain da Solana experimentou um aumento significativo na atividade de memecoins. Desse modo, o número de novos tokens aparecendo em DEXs (corretoras descentralizadas) da Solana atingiu um recorde durante esse período.

Esse aumento na atividade, em grande parte em torno de memecoins, destaca o interesse crescente na Solana entre novos usuários e varejistas. Grande parte é atraído pelas taxas de transação acessíveis da rede. No entanto, o influxo de transações de spam emergiu como um gargalo para a rede.

Matt Sorg, líder de tecnologia e produto na Fundação Solana, comparou no X a arquitetura da Solana com a infraestrutura da internet. Na configuração da Solana, validadores individuais processam transações sem o uso de um mempool, semelhante a como endpoints de IP e servidores operam na internet.

Ele sugeriu que uma sobrecarga de transações de spam poderia sobrecarregar esse sistema, potencialmente resultando na queda de muitas transações.

“Há um problema com esse processo na Solana, resultando em um usuário não ter uma maneira confiável de incluir transações em blocos. Os sistemas em vigor para taxas e transações ponderadas por participação não estão sendo alcançados”, escreveu Sorg em uma postagem no X.

Estratégias para combater a congestão

Em resposta a esses desafios, a equipe de desenvolvimento da Solana está elaborando soluções eficazes, e correções de software já estão sendo trabalhadas. Mas levarão algum tempo, de acordo com o cofundador Anatoly Yakovenko.

“A rede Solana está, mais uma vez, sendo testada em batalha com um enorme influxo de tráfego. Correções de bugs estão sendo implementadas na próxima semana, e as coisas começarão a melhorar”, observou ainda Austin Federa, líder de estratégia na Fundação Solana.

Outro passo importante é o lançamento planejado da atualização 1.18, Firedance, prevista para abril. Esta atualização promete apresentar melhorias para tornar a programação de transações mais determinística. Assim, visando agilizar o processamento e reduzir gargalos.

Então, há a questão da implementação de taxas prioritárias. Numerosas aplicações operando na Solana atualmente não utilizam taxas prioritárias, levando a transações que são atrasadas ou não processadas.

A integração de taxas prioritárias dinâmicas em dApps ajudará a abordar questões de experiência do usuário, afirmou uma postagem no blog da Solana Labs em março.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Mt. Gox diz que vai pagar US$ 8 bilhões aos credores semana que vem Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica