Nos últimos 12 meses, o setor de Real World Assets (RWA) destacou-se como o de maior crescimento no mercado cripto. Conforme dados Artemis, usado no relatório do BlockTrends PRO. A média de performance do setor foi de 441,4%. Portanto, o setor de RWA superou significativamente outros segmentos do mercado cripto, excluindo de memecoins.
Contudo, vale ressaltar que o setor de memecoins tem um excesso de novos tokens diariamente. Além disso, é um setor puramente especulativo, que da mesma forma com que ganha valor rapidamente também perde.
A sigla RWA refere-se ao termo Real World Assets, ou ativos do mundo real em português. Trata-se na prática da tokenização de ativos do mundo real, como títulos públicos, privados, imóveis e até ações de empresas.
A tokenização visa aumentar a liquidez e a democratização de investimentos ao permitir a fracionalização de ativos. Desse modo, ativos que antes necessitavam de um maior capital podem passar por uma fraccionação, e assim facilitar a distribuição e captação de liquidez.
A tecnologia blockchain também promove a acessibilidade global. Ou seja, a tecnologia viabiliza que investidores de diferentes países comprem e negociem token com facilidade. Este é outro fator que impulsiona a democratização dos RWA.
RWA em comparação com outros setores do mercado cripto
Os tokens, ou criptoativos, de memecoins e o ecossistema Bitcoin seguiram logo atrás de RWA. O crescimento de ambos foi de 2.063% e 1.711,9%, respectivamente.
Já o setor de IA também apresentou um desempenho robusto, de 672,4%. Enquanto isso, setores como Oracles, DeFi e Gaming registraram aumentos moderados, variando entre 100% e 200%.
O movimento segue a tendência de tokenização de ativos. Recentemente, diversos institucionais grandes como BlackRock anunciaram planos para suas próprias blockchains de RWA. Para muitos, a robustez do segmento sinaliza um futuro promissor para a integração de ativos do mundo real no universo digital.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com