A senadora Elizabeth Warren criticou a decisão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) de aprovar ETFs de Bitcoin. Warren é conhecida por sua postura bastante contra Bitcoin e o mercado de criptomoedas. Portanto, criticou a SEC tanto pela legalidade quanto pela política adotada na aprovação dos fundos.
Em um post no Twitter (X), a senadora argumentou que aprofundar a integração do Bitcoin no sistema financeiro dos EUA exige uma aplicação mais rigorosa das regras de combate à lavagem de dinheiro. Ela destacou a urgência dessa abordagem em um cenário onde a criptomoeda continua a ganhar relevância.
“A SEC está errada na lei e errada na política em relação à decisão do ETF Bitcoin. Se a SEC permitir que cripto se aprofunde ainda mais em nosso sistema financeiro, então é mais urgente do que nunca que cripto siga as regras básicas de combate à lavagem de dinheiro”, diz.
Contudo, o fato de ser ilegal é a opinião dela, e não o fato. Portanto, a senadora foi corrigida pela comunidade Notas, que checa fake news dentro da plataforma. Na correção, é adicionado que “O tribunal americano decidiu que a aprovação do ETF Bitcoin é legal”.
“O Tribunal de Apelações do Circuito de DC revogou a rejeição da SEC à oferta da Grayscale de converter seu trust em um fundo negociado em bolsa”, complementa a Nota.
Senadora é engajada na luta ‘contra o Bitcoin’
Além disso, vale dizer que apesar do contexto serem os ETFs não é a primeira vez que a senadora critica o Bitcoin. A senadora tem sido uma voz ativa no debate sobre a indústria. Ela tem promovido a Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro de Ativos Digitais, que propõe regulamentações abrangentes para a indústria.
“A SEC está errada na lei e errada na política com relação à decisão do ETF Bitcoin. Se a SEC permitir que a criptomoeda se aprofunde ainda mais em nosso sistema financeiro, então é mais urgente do que nunca que as criptomoedas sigam as regras básicas de combate à lavagem de dinheiro.”
Alguns membros da SEC parecem compartilhar as preocupações de Warren. Apesar de ter votado a favor da aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista, o presidente da SEC, Gary Gensler, reconheceu a existência de abusos no setor, incluindo atividades criminosas e terroristas, e alertou sobre os riscos associados ao Bitcoin.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com