Donald Trump indicou Scott Bessent como Secretário do Tesouro, e a escolha segue a linha do presidente de ser uma gestão amigável ao mercado cripto e ao Bitcoin. Anteriormente, Bessent teve carreira de sucesso como Chief Investment Officer (CIO) no Soros Fund Management.
A escolha de Bessent é estratégica, e segue em linha com as nomeações de Trump para outros cargos como do CEO da Cantor Fitzgerald para Secretário do Comércio. Ou seja, são nomes pró-mercado e inovações.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.
A ideia é que Bessent una sua expertise no mercado financeiro global com o compromisso de modernizar a economia americana por meio de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA) e criptomoedas.
Isso porque, além de seu papel no Tesouro, Bessent assumirá o comando de uma nova iniciativa da Casa Branca, liderando os esforços nacionais em inteligência artificial e criptoativos. Ao que tudo indica, o movimento reforça a prioridade do governo Trump em impulsionar ambas tecnologias.
Secretário do Tesouro de Trump é ex-CIO de Soros
Bessent ganhou destaque como CIO do Soros Fund Management, onde gerenciou bilhões de dólares e ajudou a moldar estratégias de investimento globais. Durante sua gestão, ele esteve à frente de decisões que geraram lucros históricos para George Soros, incluindo a famosa aposta contra a libra esterlina, que rendeu mais de US$ 1 bilhão em 1992.
Após deixar o fundo, Bessent fundou a Key Square Group, uma firma global de investimentos focada em estratégias macroeconômicas. Rapidamente se tornou uma das maiores startups de hedge funds.
Bessent é um defensor declarado das criptomoedas e de sua integração nas economias modernas. Em entrevistas recentes, ele argumentou que ativos digitais, como o Bitcoin, representam uma oportunidade única para diversificação e proteção contra a inflação.
Em seu discurso de aceitação, ele destacou que o governo americano precisa liderar a regulamentação e adoção de criptomoedas. Desse modo, propondo a criação de um “ecossistema financeiro digital seguro e inovador”.
Papel de Bessent no Tesouro
Como líder da nova força-tarefa nacional sobre IA e criptoativos, Bessent será responsável por orientar políticas que incentivem a inovação, combatam fraudes e protejam investidores. Ele já indicou que trabalhará para criar estruturas regulatórias que posicionem os Estados Unidos como líderes no setor.
Bessent acredita que o Tesouro deve ser um catalisador para a modernização da economia americana. Em declarações recentes, ele afirmou que vê as criptomoedas não apenas como uma nova classe de ativos. Mas como uma oportunidade para expandir o alcance do dólar como moeda de reserva global.
Contudo, ao contrário de Trump durante sua campanha presidencial, ele defende a adoção de uma moeda digital do banco central (CBDC). Segundo ele, essa tecnologia seria uma forma de modernizar o sistema financeiro americano e competir com iniciativas semelhantes da China e Europa.
Na área de IA, Bessent propõe políticas que incentivem o desenvolvimento de tecnologias responsáveis, colaborando com empresas do setor privado para garantir que os Estados Unidos permaneçam na vanguarda dessa transformação.
Desse modo, sua abordagem busca combinar a regulamentação leve com incentivos fiscais para atrair investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com