Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

SEC vai processar Uniswap, maior corretora descentralizada da Ethereum

As acusações giram em torno de violações de leis de valores mobiliários.

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) enviou um aviso prévio de processo à Uniswap Labs, conforme anunciado pela empresa nesta quarta-feira (10). No documento, a entidade reguladora dos EUA alerta a companhia responsável pela corretora descentralizada (DEX) de que enfrentará um processo judicial.

As acusações giram em torno de violações de leis de valores mobiliários. Isso porque, por meio da Uniswap é possível negociar criptomoedas entre usuários de forma descentralizada. O que torna isso possível são os contratos inteligentes, e oráculos de preço. Atualmente, a Uniswap também é integrada à outras blockchains, tanto adjacentes da Ethereum, como outras compatíveis com sua tecnologia.

Essas tecnologias puxam informações em tempo real, e os ativos envolvidos na negociação estão, de forma simplificada, dentro de uma espécie de “piscina de liquidez”. Além disso, quem provê liquidez a essas piscinas são os próprios usuários, que ganham rendimentos em taxas de negociação na DEX.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

Hayden Adams, fundador da Uniswap, reclamou em uma publicação no X, antigo Twitter. “Não estou surpreso. Apenas irritado, decepcionado e pronto para lutar. Tenho confiança de que os produtos que oferecemos são legais. E que nosso trabalho está do lado certo da história”, escreve.

“Mas já faz um tempo que está claro que, em vez de trabalhar para criar regras claras e informadas, a SEC decidiu focar em atacar atores de longa data que agiram bem, como Uniswap e Coinbase, enquanto deixa escapar maus atores como FTX”, acrescentou ele.

SEC já investiga Uniswap há anos

A SEC vem investigando a principal DEX de Ethereum há anos. Em setembro de 2021, o Wall Street Journal relatou que o regulador estava investigando a Uniswap Labs.

Assim, iniciando uma sonda sobre como a corretora permite aos usuários negociar diretamente entre si de forma peer-to-peer sem um intermediário. Além de como funcionava e como era comercializada para os usuários.

Marvin Ammori, diretor jurídico da Uniswap Labs, descreveu o aviso de ação punitiva como “mais um abuso de poder” por parte da SEC. Desse modo, afirmou que o aviso prévio de processo foi “decepcionante, mas não inesperado desta SEC”. Por fim, Ammori disse que os argumentos da SEC são fracos.

“Os produtos da Uniswap estão em conformidade com a legislação dos EUA”, ele publicou no Twitter. “Acolhemos regulamentações sensatas para cripto — e a clara regra de lei que esperamos nos EUA — não a aplicação arbitrária e o contínuo abuso de poder. A Uniswap Labs está preparada para lutar contra esse abuso. E estamos confiantes de que venceremos.”

Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com

Notícias relacionadas



Mt. Gox diz que vai pagar US$ 8 bilhões aos credores semana que vem Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica