Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

SEC atual não aprovará ETF de Bitcoin à vista, diz ex funcionário

Ele diz basear sua opinião em “várias razões convincentes”, conforme articulado pela Better Markets. A entidade comentou o tema em carta de comentários enviadas à SEC no dia 8 de agosto desse ano.

John Reed Stark, ex-chefe do Office of Internet Enforcement, braço da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), comentou que suas perspectivas sobre a possibilidade da SEC aprovar um ETF de Bitcoin à vista são baixas. Nesse sentido, Stark diz em seu Twitter ser cético em relação ao primeiro ETF à vista de Bitcoin pela CVM dos EUA.

Ele acredita que há razões convincentes que impediriam a SEC de dar luz verde a um ETF de Bitcoin no formato à vista.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

Não, porém depende

Ele diz basear sua opinião em “várias razões convincentes”, conforme articulado pela Better Markets. A entidade comentou o tema em carta de comentários enviadas à SEC no dia 8 de agosto desse ano.

A Better Markets é uma organização que se descreve como independente, apartidária e sem fins lucrativos. O objetivo da entidade é promover o interesse público na economia, segundo a própria instituição.

Desse modo, Stark observa que a abordagem da SEC em relação às criptomoedas tornou-se cada vez mais partidária ao longo dos anos. Ele lembra que, em 2017, a criptomoeda não era uma questão partidária. No entanto, essa postura mudou ao longo do tempo, com a SEC, sob a liderança do presidente indicado pelos republicanos, Jay Clayton, adotando uma abordagem rigorosa em relação às criptomoedas.

Conforme diz, se um republicano for eleito presidente dos EUA em 2024, a abordagem da SEC em relação às criptomoedas poderia mudar drasticamente. Ele prevê que a SEC, sob uma administração republicana, reduziria seus esforços de fiscalização de criptomoedas e se tornaria mais receptiva à aprovação de ETFs de Bitcoin à vista.

Ele também destaca o papel potencial de Hester Peirce, conhecida como “Crypto Mom”, na futura liderança da SEC. Stark acredita que, se um republicano fosse eleito presidente, Peirce poderia se tornar a presidente interina da SEC.

Além disso, a Better Market destaca preocupações sobre a vulnerabilidade dos ETFs de Bitcoin à vista com manipulação, e riscos associados para os investidores. A Better Market argumenta que os mercados spot de bitcoin são altamente suscetíveis à manipulação. Além disso, os mecanismos propostos para monitorar, e prevenir, essas práticas são inadequados.

Em suma, Reed Stark acredita que, embora seja improvável que a atual gestão da SEC aprove os recentes pedidos de ETFs de Bitcoin à vista, a paisagem regulatória poderia mudar significativamente após as eleições de 2024, dependendo do resultado político.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas