Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

SEC adia decisão importante sobre ETF, e mantém mercado em espera

A declaração acontece em meio à solicitação de setembro para a aplicação do ETF de futuros de Bitcoin da Hashdex.

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) mais uma vez prolongou avanços no mercado de criptomoedas. Nesse sentido, a agência adiou sua decisão de converter, ou não, o ETF de futuros de Bitcoin e de futuros de Ethereum para ETFs à vista, conforme declarado em arquivos separados na quarta-feira (15).

A declaração acontece em meio à solicitação de setembro para a aplicação do ETF de futuros de Bitcoin da Hashdex. A gestora propôs converter seu fundo negociado na Bolsa de Valores de Nova York em um produto à vista.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

Contudo, a SEC afirmou em um arquivo que levará mais 45 dias antes de tomar uma decisão sobre o assunto até 1º de janeiro de 2024. Vale ressaltar que, existem pedidos de criação de um ETF à vista de Bitcoin que também precisarão de respostas até o dia 10 de janeiro.

“A Comissão acha apropriado designar um período mais longo. Dentro do qual tomar ação sobre a mudança de regra proposta. Para que então, tenha tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões levantadas”, disse a SEC em sua declaração.

Antes mesmo da notícia, o analista da Bloomberg James Seyffart havia comunicado a possibilidade. Embora adiado o pedido, Seyfartt diz que não altera sua visão de uma chance de 90% de aprovação até o dia 10 de janeiro, data limite para resposta da SEC sobre outras gestoras.

“Ok, estamos chegando ao fim do prazo para três inscrições de ETF Bitcoin. Quero me antecipar porque há uma boa chance de vermos pedidos de adiamento da SEC. Atrasos NÃO mudariam nada sobre nossas opiniões e chances de 90% para aprovação de 19b-4 até 10 de janeiro de 2024”, diz.

A oferta da Hashdex para converter um ETF de Bitcoin existente em um veículo à vista é única. Isso porque o gestor de fundos propõe manter uma mistura de “Contratos Futuros de Bitcoin, Bitcoin à vista e dinheiro” para evitar riscos de manipulação de mercado.

SEC atrasa o mercado de ETFs cripto à vista

Outro ETF que aguarda ser convertido em à vista, é o da Grayscale (GBTC). Nesse sentido, o desconto NAV no GBTC segue diminuindo. Ou seja, o desconto NAV (Valor Patrimonial Líquido em português) ocorre quando o preço de mercado do ETF está sendo negociado por um valor inferior ao seu valor patrimonial líquido por cota.

Em certos casos, a percepção dos investidores e o sentimento do mercado podem influenciar o preço de mercado de um ETF, independentemente do valor real dos ativos subjacentes. Desse modo, sendo vendido por menos na bolsa.

Em 2022, após a quebra da FTX, o GBTC negociou com um desconto de mais de 50% em relação ao seu valor patrimonial líquido. Atualmente, esse desconto está em cerca de 14%.

Nesse sentido, conforme colocado acima, outras grandes organizações, como Fidelity e BlackRock, também estão buscando a aprovação necessária para lançar seus próprios ETFs de Bitcoin à vista. A promessa de aprovação de ETFs de Bitcoin à vista vem ajudando frequentemente a impulsionar o mercado de criptomoedas para cima.

Além disso, a decisão sobre o ETF de futuros de Ethereum também foi adiada. A SEC usou uma linguagem mais ou menos idêntica em um segundo arquivo no qual explicou sua decisão de também adiar essa decisão. Uma decisão neste caso também será tomada até o primeiro dia do novo ano, disse a SEC.

A solicitação da Grayscale para o ETF veio logo após a SEC abrir caminho para os primeiros ETFs de futuros de Ethereum. Tanto a VanEck quanto a ProShares também lançaram ETFs baseados em futuros de Ethereum.

SEC

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica Investidor lucra mais de US$180 mil (154.724%) com bug de Berkshire Hathaway