Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Quais serão as melhores teses do mercado cripto para 2025?

A Inteligência Artificial é vista como uma das teses mais empolgantes para o próximo ano. Agentes de IA foram uma intersecção em comum entre os analistas.

Com a chegada de 2025, o mercado de cripto se prepara para um ano que promete inovação e crescimento em diversas áreas. Analistas e especialistas do setor, em conversa com BlockTrends, apontam para tendências promissoras, que vão desde Inteligência Artificial (IA) e Finanças Descentralizadas (DeFi) até o avanço de ativos relacionados a Real-World Assets (RWA) e a contínua expansão de ecossistemas como Ethereum e Solana.

A Inteligência Artificial é vista como uma das teses mais empolgantes para o próximo ano. Segundo André Franco, head de research do MB, os agentes de inteligência artificial foram uma forte tendência no final de 2024, e continuarão a ser em 2025.

Descubra as novas criptomoedas mais promissoras do mercado com o BlockTrends PRO! Receba +50 cursos, análises diárias, relatórios semanais, carteiras recomendadas, acesso a uma comunidade exclusiva e muito mais.

Vinicius Bitelo, analista do BlockTrends PRO, compartilha da mesma visão. Para ele “os agentes de IA já mostram que podem revolucionar o mercado. O próprio AIXBT já auxilia analistas a fazer análises de projetos de criptomoedas, e isso deve acontecer em todos os setores, desde cinema até futebol.”

Além disso, ele ressalta que a velocidade de adoção dessa tecnologia em 2024 foi impressionante, o que deve continuar em 2025 com o desenvolvimento de novas aplicações e funcionalidades.

Essa perspectiva também é compartilhada por Vinicius Bazan, CEO da Underblock, que acredita que os agentes de IA combinados com as memecoins serão “a grande porta de entrada para o varejão” neste ciclo.

Ele destaca casos de sucesso como a Fartcoin, que atingiu 50 vezes o valor inicial, como um exemplo da interseção entre IA e criptoativos mais especulativos.

Finanças Descentralizadas: Um setor subvalorizado

O mercado de Finanças Descentralizadas (DeFi) também deve ganhar força em 2025, especialmente com o avanço regulatório e a queda nas taxas de juros globais. Valter Rabelo, head de research da Empiricus, acredita que “DeFi está subvalorizado, e a evolução regulatória este ano deve ser bastante vantajosa para o nicho. Vários protocolos vão começar a ativar fee switches em consequência do ambiente regulatório melhor.”

Bazan também reforça essa tese, apontando que projetos como Pendle e Athena, que estão alinhados com o mercado de RWA e a expansão para soluções Layer 2, têm grande potencial. “DeFi ainda tem muito espaço para crescer, principalmente com mais institucionais entrando no mercado, produtos inovadores e a queda de juros”, afirma.

Real-World Assets: Uma ponte com o mercado tradicional

O setor de Real-World Assets (RWA) desponta como uma das maiores oportunidades para 2025. Vinicius Bitelo, analista do BlockTrends PRO, descreve o RWA como “um mercado que chegou para ficar e pode se tornar a grande evolução do mercado tradicional”. Ele menciona que o interesse institucional vem crescendo rapidamente, com grandes investidores começando a compreender o potencial desses ativos.

Bitelo também destaca o setor emergente de Decentralized Science (DeSci), onde empresas como Pfizer já estão investindo. E grandes nomes como Vitalik Buterin e CZ da Binance atuam como investidores-anjo. “Esse setor é novo, mas sua proposta de inovação científica e descentralização tem atraído atenção significativa”, explica.

Ethereum, Solana e a competição por espaço no mercado cripto em 2025

No campo das blockchains, o ecossistema do Ethereum enfrenta desafios, mas ainda apresenta oportunidades. Bazan acredita que o Ethereum deve subir em 2025, mas de forma modesta. “O Ethereum sobe, mas não sobe tanto assim. A expansão para soluções Layer 2, como Base, deve levar mais transações e volume econômico para essas plataformas”, comenta.

Já Solana, após superar falhas técnicas de ciclos anteriores, está consolidando sua posição como uma blockchain robusta e eficiente. “Muitos projetos de IA e DeFi estão migrando para Solana, e a rede tem funcionado muito bem, com transações rápidas, alto volume e baixo custo”, afirma Bazan.

Ele também prevê o surgimento de “Solana Killers”, novas blockchains Layer 1 que tentarão competir com Solana, mas ressalta que a rede deve continuar forte.

Por fim, o mercado cripto para 2025 promete ser dinâmico e repleto de oportunidades em múltiplos setores. Com a maturação de teses como IA, DeFi e RWA, além do fortalecimento de grandes ecossistemas como Ethereum e Solana, o ano pode trazer avanços significativos tanto para investidores institucionais quanto para o varejo.

Para André Franco, o avanço contínuo da tecnologia será o diferencial. “A cada semana vemos coisas novas, e acredito que esse ritmo continuará acontecendo em 2025.” Já Bazan conclui: “É um ambiente volátil, mas cheio de potencial. Quem conseguir capturar as tendências certas terá muito a ganhar.”

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas