
O veterano do mercado financeiro, pró-Bitcoin e ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Paul Atkins, recebeu nesta terça-feira (22) a posse como o 34º presidente da entidade reguladora. Atkins é bastante pró-Bitcoin e demais criptoativos, e entra no lugar de Gary Gensler.
Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
O presidente Donald Trump nomeou Altkins em 20 de janeiro de 2025 e o Senado norte-americano confirmou a nomeação no último dia 9 de abril. Em seu discurso de posse, Atkins declarou sentir-se honrado com a confiança depositada pelo presidente e pelos senadores.
“Estou entusiasmado por voltar à SEC e trabalhar ao lado dos demais comissários e profissionais da agência para cumprir sua missão de facilitar a formação de capital, manter mercados justos e eficientes, e proteger os investidores”, afirmou.
“Nosso objetivo é garantir que os Estados Unidos continuem sendo o melhor e mais seguro lugar do mundo para investir e fazer negócios.”
O bom filho a casa torna
A nomeação de Atkins marca um retorno à SEC, onde atuou anteriormente como comissário entre 2002 e 2008, nomeado na época pelo presidente George W. Bush.
Durante seu mandato, destacou-se por defender maior transparência, consistência regulatória e a adoção de análises de custo-benefício nas decisões da agência.
Além disso, Atkins representou a SEC em fóruns internacionais relevantes como o Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros e o Conselho Econômico Transatlântico EUA-UE. Desse modo, consolidando sua reputação como um regulador com visão global.
Antes de retornar à SEC, Paul Atkins era CEO da Patomak Global Partners, empresa de consultoria regulatória e estratégia que fundou em 2009.
Sob sua liderança, a Patomak teve papel ativo no desenvolvimento de boas práticas para o setor de ativos digitais. Portanto, foram temas especialmente sensíveis em meio ao avanço da tokenização de ativos e à emergência das finanças descentralizadas (DeFi).
Por fim, ele também foi presidente do conselho da BATS Global Markets, de 2012 a 2015, uma das maiores bolsas de valores dos Estados Unidos até sua fusão com a CBOE.
Trajetória e formação
Com um histórico sólido no setor público e privado, Atkins já havia passado pela SEC entre 1990 e 1994, quando integrou as equipes dos presidentes Richard C. Breeden e Arthur Levitt, chegando ao cargo de chefe de gabinete e conselheiro sênior.
Ele iniciou sua carreira como advogado em Nova York, com atuação em fusões e aquisições e emissões de valores mobiliários tanto nos EUA quanto na Europa. Incluindo uma temporada de dois anos e meio no escritório da firma em Paris, onde foi admitido como conseil juridique na França.
Formado em Direito pela Vanderbilt University em 1983, e bacharel com honras pela Wofford College em 1980. Ele é membro das ordens dos advogados de Nova York e da Flórida.
Uma postura pró-cripto à frente
Portanto, a gestão de Atkins à frente da SEC promete ser marcada por um reposicionamento da regulação financeira no país especialmente frente ao Bitcoin. Com foco em estimular a inovação, desburocratizar o mercado e reavaliar a abordagem da SEC sobre criptoativos. Especialmente após os anos polêmicos sob Gary Gensler.
Com uma postura mais alinhada à visão pró-mercado da atual administração, espera-se que Atkins promova reformas estruturais nos processos regulatórios.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com