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Economia

Porque uma empresa brasileira foi a que mais acertou na eleição americana

O sucesso da AtlasIntel não se limita aos Estados Unidos. Em 2019, a empresa brasileira apresentou uma precisão impressionante nas eleição presidencial da Argentina.

O resultado das pesquisas eleitorais de grandes mídias internacionais foi um pesadelo nestas eleição para presidente dos EUA. Contudo, existe uma empresa brasileira que pode se gabar de mais acertar sobre a eleição. A AtlasIntel, empresa brasileira de pesquisa e análise de dados, ganhou destaque mundial por sua precisão nas previsões eleitorais. Especialmente na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2020 e agora de 2024.

Em 2020, a empresa apresentou uma margem de erro média de apenas 1,94 pontos percentuais. Portanto, a menor entre todas as instituições que participaram da cobertura eleitoral americana naquele ano.

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A eleição presidencial dos Estados Unidos em 2024 foi marcada por uma disputa acirrada entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump. As pesquisas de intenção de voto convencionais indicavam um cenário de empate técnico, com variações dentro da margem de erro.

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Empresa brasileira foi a que chegou mais perto em eleição americana

Por exemplo, uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada em 29 de outubro mostrava Harris com 44% das intenções de voto e Trump com 43%. Além disso, análises de estados-chave, como a Pensilvânia, apontavam uma liderança de Harris com 50% contra 46% de Trump.

No entanto, o resultado oficial da eleição confirmou a vitória de Donald Trump, que obteve 295 votos no Colégio Eleitoral, enquanto Kamala Harris alcançou 226 votos.

Mas novamente, a empresa brasileira AtlasIntel foi a que chegou mais perto. A dois dias da eleição presidencial nos Estados Unidos, a pesquisa da AtlasIntel colocou Donald Trump na liderança nos sete estados-pêndulo, os chamados swing states, sugerindo que o ex-presidente teria reais chances de voltar à Casa Branca.

Com uma vantagem média de 3,2 pontos percentuais sobre Kamala Harris nesses estados, a pesquisa AtlasIntel mostrou um cenário favorável para Trump.

O que faz a empresa?

A fundação da empresa foi em 2017 por Andrei Roman. Depois disso, a AtlasIntel rapidamente se diferenciou por sua abordagem inovadora, segundo conta em seu site oficial.

Conforme o site, enquanto a maioria dos institutos tradicionais de pesquisa se apoia em métodos de coleta de dados por telefone ou presenciais, a AtlasIntel utiliza uma metodologia predominantemente digital, baseada em coleta de dados online, análise de big data e modelagem avançada.

Isso permitiu à empresa captar nuances do comportamento dos eleitores que outros métodos mais convencionais não conseguem acessar com a mesma precisão e rapidez. A metodologia da AtlasIntel combina a coleta de dados digitais com algoritmos avançados de pós-estratificação.

Como a empresa brasileira conduz as pesquisas eleitorais?

O primeiro passo da empresa é recrutar eleitores através de plataformas digitais, captando uma amostra diversificada e abrangente. O método tem a vantagem de alcançar eleitores em diferentes contextos geográficos e socioeconômicos com menos custos e de forma mais ágil.

Em seguida, a AtlasIntel aplica algoritmos de machine learning e técnicas de pós-estratificação para ajustar a amostra. Desse modo, garantindo que ela seja representativa da população. Com isso, consegue-se corrigir possíveis distorções, ajustando a amostra para refletir com maior precisão a distribuição demográfica e comportamental do eleitorado.

Feito isso, a empresa brasileira combina os dados coletados nas pesquisas com informações extraídas de outras fontes digitais sobre a eleição. Como redes sociais e pesquisas de tendência, para identificar padrões emergentes no comportamento eleitoral.

Essa integração de dados permite à AtlasIntel antecipar mudanças de opinião e captar o impacto de eventos recentes. Algo que métodos convencionais têm mais dificuldade em fazer em tempo real.

Por fim, ainda segundo a empresa, a AtlasIntel utiliza técnicas de correção em tempo real. Assim, a empresa consegue ajustar suas projeções à medida que novas informações surgem. Isso é crucial em um ambiente político dinâmico, onde eventos de última hora podem influenciar as intenções de voto de maneira significativa.

Casos de sucesso da empresa brasileira

O sucesso da AtlasIntel não se limita aos Estados Unidos. Em 2019, a empresa brasileira apresentou uma precisão impressionante nas eleição presidencial da Argentina, com uma margem de erro média de apenas 0,62 pontos percentuais.

Em 2020, durante as eleições municipais no Brasil, a empresa foi a que apresentou maior precisão nas capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Porto Alegre. Esses resultados reforçam a reputação da AtlasIntel como um dos institutos de pesquisa mais confiáveis e inovadores no mercado.

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