Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Porque 2024 definitivamente não foi o ano do Bitcoin

Apesar disso, de tornar-se o sétimo ativo mais valioso, ultrapassar a Saudi Aramco e até a prata, o Bitcoin ainda tem um potencial maior ainda para o ano que vem.

Apesar de valorizar 128% desde o início de 2024, esse ano não foi do Bitcoin. O cenário regulatório ganhou uma estrutura mais robusta, a administração de Donald Trump até então está sendo bastante pró-mercado nos EUA e mesmo assim o ano de 2024 não foi o ano do Bitcoin.

Apesar disso, de tornar-se o sétimo ativo mais valioso, ultrapassar a Saudi Aramco e até a prata, o Bitcoin ainda tem um potencial maior ainda para o ano que vem. Então a tese de grandes especialistas é essa, o ano de 2024 não foi do Bitcoin neste ciclo porque o ano que vem será melhor ainda.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.

Segundo o relatório anual “Crypto Market Outlook 2025” do Sygnum Bank, apesar do lançamento do ETF à vista ser o melhor da história, ainda não atingiu seu real potencial. Na realidade, nem perto disso.

Isso porque, a força vem majoritariamente do varejo, e alguns grandes institucionais que também alocam. Contudo, com regulamentações mais claras nos Estados Unidos poderemos ver um crescimento de ETFs de Bitcoin exponencial. A redução do risco regulatório em cima do ativo pode ser o que faltava para que os ETFs sejam ainda mais amplamente oferecidos.

O relatório revela que, em 2024, os ETFs de Bitcoin já acumulavam cerca de 110 bilhões de dólares em ativos sob gestão (AUM). Com a entrada de grandes instituições financeiras, como BlackRock e Fidelity, o fluxo líquido para esses ETFs alcançou entre 11 e 12 bilhões de dólares, provocando impactos diretos no preço do Bitcoin. A cada bilhão de dólares alocado, o preço da criptomoeda aumentou entre 4,5% e 6%.

Não é a toa que uma das maiores gestoras com foco em criptomoedas, a Bitwise, definiu seu preço-alvo para o Bitcoin em US$ 200 mil no ano que vem.

2025 será melhor ainda

Para 2025, a Sygnum Bank projeta que o mercado de ETFs pode dobrar seu tamanho, atingindo um AUM entre 200 e 220 bilhões de dólares, impulsionado pela confiança dos investidores e pela clareza regulatória. Esse crescimento reflete a maturidade do Bitcoin como ativo financeiro e a sua aceitação crescente no mercado tradicional.

O relatório sugere que, mesmo com uma alocação conservadora de 1% dos portfólios institucionais globais em criptomoedas, bilhões de dólares adicionais poderiam entrar no mercado. Isso potencialmente levaria o Bitcoin a novos patamares de preço, consolidando seu status como uma classe de ativo confiável e valiosa.

Grandes fundos de pensão, como os dos estados do Arizona e da Flórida, estão considerando legislações que permitam a inclusão do Bitcoin em suas reservas.

O relatório também menciona que alguns investidores estão dispostos a alocar até 25% de seus portfólios em ativos digitais no longo prazo. Desse modo, sinalizando uma transformação no perfil de risco dos grandes fundos e gestoras.

Reserva de valor…de países

Além disso, o Bitcoin tem sido considerado por muitos gestores institucionais como uma reserva de valor semelhante ao ouro. Especialmente em um contexto de aumento da inflação e incertezas econômicas globais.

Não somente por gestores institucionais, mas o próprio Tesouro dos EUA chamou a criptomoeda de commodity em relatório recente.

Por falar em EUA e legislação, segundo o relatório, a proposta do “Bitcoin Act”, que prevê a inclusão do Bitcoin nas reservas estratégicas dos Estados Unidos, também poderia servir como um catalisador para maior adoção institucional. Tanto nos EUA quanto em outros países.

Consequentemente, a teoria dos jogos entra em cena. A Rússia e a China já indicaram seu próximo movimento no tabuleiro econômico. Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou recentemente que o país vai comprar a criptomoeda. Além disso, um projeto de lei para isso já corre no legislativo do país.

O relatório também enfatiza que a crescente aceitação dos ETFs de Bitcoin é um sinal de maturidade do mercado. Em contraste, os ETFs de Ethereum tiveram um início mais lento, principalmente devido à falta de familiaridade institucional com o ativo. Contudo, com o aumento do interesse em contratos inteligentes e finanças descentralizadas (DeFi), espera-se que os fluxos para esses produtos cresçam significativamente em 2025.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas