Os airdrops da rede TON, blockchain do Telegram, atraiu milhares de usuários para rede. Desse modo, a suave usabilidade das ferramentas de blockchain, tanto carteira virtual quanto os mini aplicativos, facilitam a adoção dos usuários que não conhecem sobre a tecnologia.
Essa é uma das maiores teses dos analistas, que acreditam em uma valorização da TON neste ciclo de mercado. O hype, ou em português moda, do ecossistema do Telegram ganhou tração com a de airdrops, que já aquecia-se bastante em outras redes como Ethereum.
Em números, por exemplo, é possível observar que o crescimento no número de endereços ativos da rede TON cresce de forma exponencial. Além disso, é possível reparar que o tamanho de mercado dos usuários do Telegram ainda mal arranhou a superfície de usuários ativos na TON.
Após problemas judiciais, em 2019 a rede TON parou suas atividades após a SEC definir que os fundadores do Telegram estavam a oferecer ofertas de valores mobiliários não regulamentados. Portanto, somente em 2021, que uma organização retomou o desenvolvimento na rede, e em 2023 integrou de vez a tecnologia ao Telegram.
Ao longo dos anos, o número de usuários do Telegram era de 400 milhões em 2020 e alcançou 900 milhões em 2024, conforme avaliou Vinicius Bitelo em relatório do BlockTrends PRO.
O analista mostra que, em contraste, o crescimento da rede TON foi muito mais gradual no início. Com um pequeno número de endereços ativos até 2021, mas com um crescimento explosivo a partir de 2022.
Base de usuários no Telegram ainda não estão na TON e podem vir caçar airdrops
A atividade na rede TON, pode decorrer de um grande impulso de airdrops, mas o Telegram ainda possui uma vasta base de usuários que não embarcaram nesse ecossistema. Por fim, a relação com preço é a de taxa de gás. Para transacionar na rede, fazer algumas operações, o usuário precisa pagar uma taxa em TON.
Portanto, aumentar o número de usuários ativos na rede, pode significar aumentar a demanda pelo ativo. Desse modo, com um aumento da demanda, e um equilíbrio na oferta, a tendência é de valorização do token.
No que diz respeito à oferta, a TON tem 5,1 bilhões de ativos no mercado, conforme o CoinMarketCap. O valor de mercado é de US$ 13 bilhões a um preço unitário por ativo de US$ 5,5. Vale dizer também que os ativos em circulação. Ou seja, aqueles que podem ser negociados livremente, são 2,5 bilhões de TON.
Ainda segundo o relatório do BlockTrends PRO, em abril, a rede registrou 9 milhões de transações em um único dia, um número significativo.
Apesar disso, o número passou longe do recorde de 15,2 milhões de transações em um único dia, em 2023. Esse recorde ocorreu durante um período atípico de uso da rede Toncoin, possivelmente devido a testes de rede. Em 2024, a rede continua a mostrar sinais de expansão e adoção crescente.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com