Durante evento de campanha política, o candidato para presidente dos EUA Donald Trump participou do pagamento da conta de um bar com Bitcoin. Na realidade, Trump assistiu (e não no sentido de assistência) a transferência. Mas para todos os efeitos políticos, Donald Trump usou Bitcoin nesta quarta-feira (18).
Apesar de Donald Trump literalmente assistir dois assistentes realizarem o pagamento, a conta era a sua própria. De qualquer maneira, é uma notícia boa para o mercado do Bitcoin. Cada vez mais, sinaliza a necessidade dos políticos de incluírem pautas sobre o tema em suas agendas.
O evento aconteceu durante uma visita ao PubKey, um bar com temática cripto em Manhattan. Portanto, nas redes sociais de Donald Trump ele postou o vídeo, e com isso completou mais um aceno ao mercado cripto.
Por fim, o aceno ao mercado de Bitcoin no PubKey veio logo após Trump anunciar a plataforma de criptomoedas World Liberty Financial, na qual ele e seus filhos possuem negócios diretamente.
Conheça cinco métricas semelhantes para conhecer o Bitcoin a fundo
Mas afinal, por que Donald Trump usou Bitcoin?
Com doações gordas, e empresários proeminentes, a indústria de criptomoedas virou um ambiente atrativo aos olhos dos políticos. Não somente em relação ao lobby, que é legal nos EUA, mas em relação à votos.
Estudo recente revelou que 21% da população nos EUA detém criptomoedas em seu portfólio. Enquanto no Reino Unido e França, os índices de adoção são de 18%. Além disso, o público é majoritariamente de homens, entre 18 e 30 anos. Bastante do público de Donald Trump.
Donald Trump já recebeu doações para sua campanha dos gêmeos Winklevoss, que antes participaram da criação do Facebook e hoje detém uma corretora de criptomoedas. Além disso, também recebeu milhões de outros nomes como o CEO da Kraken, Jesse Powell.
A promessa do candidato é a de que, em troca, irá fomentar um ambiente regulatório favorável para a indústria. E a promessa veio em boa hora, já que muitos do setor veem a administração de Joe Biden como cheia de restrições. Kamala Harris, vice de Biden, não falou até o momento de maneira punitiva contra o setor de criptomoedas.
Apesar disso, os empresários parecem não querer arriscar que os próximos anos sejam semelhantes aos que estavam sob comando de seu companheiro de chapa, e de partido. Durante o último ano, os congressistas norte-americanos e os que trabalham na SEC, xerife do mercado de capitais, apertam a indústria.
Especialistas acreditam que, ao invés de regular e criar um ambiente favorável ao ecossistema, as legislações expulsam o setor e fazem com que o dinheiro vá com ele. Portanto, com Trump afirmando coisas como “vamos minerar todos Bitcoin nos EUA”, a indústria passa a adotar ele como uma opção que luta pelos seus interesses.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com