A Alemanha está vendendo Bitcoin (BTC) há três semanas, e deixou o mercado assustado com o despejo. Contudo, muitos ainda não sabem de onde vem essas criptomoedas, e como foram parar nas mãos, ou nas carteiras, da Alemanha.
O Bitcoin em posse do governo alemão é referente à uma apreensão da polícia da Saxônia, na Alemanha, em janeiro deste ano. Na época, as autoridades apreenderam 50.000 Bitcoins do antigo operador do extinto site de pirataria Movie2k.
Assim como grande parte dos ativos que sofreram apreensão, o Bitcoin passa por uma venda, e o valor irá para Tesouro Nacional do país. “Esta é a mais ampla segurança de Bitcoins pelas autoridades policiais na República Federal da Alemanha até o momento”, diz o comunicado de imprensa em janeiro.
O acusado transferiu voluntariamente os fundos em Bitcoin para carteiras sob o controle das autoridades alemãs.
A apreensão é resultado de uma investigação conduzida pela Procuradoria Geral de Dresden, pela Polícia Criminal do Estado da Saxônia e pela investigação fiscal da Agência Fiscal de Leipzig II como Unidade de Investigação Integrada da Saxônia (INES).
Ademais, a investigação também contou com o apoio do Departamento Federal de Polícia Criminal (BKA), do FBI e de uma empresa de TI forense de Munique.
Mais sobre o Movie2k
Fundado em 2008, o Movie2k distribuiu mais de 880.000 cópias de filmes piratas. Estava entre os sites com mais visitas na Alemanha naquela época. Desse modo, seus administradores lucravam por meio de taxas de publicidade e assinaturas.
Um dos operadores do Movie2k, que cooperou com a polícia e concordou em transferir sua criptomoeda, é um programador e empresário imobiliário de Berlim. Ele está preso desde novembro de 2019, suspeito de lavagem de dinheiro comercial. Desde 2020, o paradeiro do segundo operador ainda é desconhecido.
Por fim, a investigação atualmente se concentra no compartilhamento ilegal de trabalhos protegidos por direitos autorais e na lavagem de dinheiro.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com