Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

PayPal lança stablecoin própria e EUA já discute regulação

A empresa diz ter 100% de respaldo em depósitos em dólares americanos, títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo e equivalentes em dinheiro semelhantes.

O PayPal anunciou nesta segunda-feira (7) o lançamento de uma stablecoin pareada em dólares, o PayPal USD (PYUSD). Segundo o a empresa, o PayPal USD será emitido pela Paxos Trust Company. Além disso, foi projetado para “aproveitar a oportunidade que as stablecoins oferecem para pagamentos”. A empresa diz ter 100% de respaldo em depósitos em dólares americanos, títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo e equivalentes em dinheiro semelhantes.

Conforme a empresa, os clientes elegíveis nos EUA que comprarem a stablecoin poderão: 

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

  • Transferir  PayPal USD entre PayPal e carteiras externas compatíveis  
  • Envie  pagamentos pessoa a pessoa usando PYUSD 
  • Financie as compras  com o PayPal USD selecionando-o na finalização da compra 2 
  • Converta  qualquer uma das criptomoedas suportadas pelo PayPal de e para PayPal USD  

“A mudança para moedas digitais requer um instrumento estável que seja digitalmente nativo e facilmente conectado a uma moeda fiduciária como o dólar americano”, disse Dan Schulman , presidente e CEO do PayPal. “Nosso compromisso com a inovação e conformidade responsáveis ​​e nosso histórico de entrega de novas experiências aos nossos clientes fornecem a base necessária para contribuir com o crescimento dos pagamentos digitais por meio do PayPal USD.”

Como funcionará a stablecoin da PayPal?

O objetivo central, segundo o PayPal, é de, por meio do PayPal, USD construir uma rampa aos consumidores, comerciantes e desenvolvedores entre moedas fiduciárias e digitais. 

“A rede PayPal suporta o PYUSD como sua única stablecoin. O PYUSD utiliza a experiência de décadas do PayPal em pagamentos em escala e combina com a velocidade, custo e programabilidade dos protocolos blockchain. Nós emitimos a stablecoin como um token ERC-20 na blockchain Ethereum. Ele estará disponível para uma comunidade já grande e crescente de desenvolvedores externos, carteiras e aplicativos web3. Trocas podem facilmente adotá-lo, e nós o implantaremos para potencializar experiências dentro do ecossistema PayPal”, afirma a empresa.

Além disso, a PayPal USD pode ser comprada ou vendida por meio do PayPal a uma taxa de US$ 1,00 por stablecoin. A partir de setembro de 2023, a emissora Paxos publicará um Relatório de reserva mensal público para o PYUSD, descrevendo os instrumentos que compõem as reservas.

Nesse sentido, a Paxos também publicará um atestado público de terceiros do valor dos ativos de reserva do PayPal em USD. Uma empresa de contabilidade terceirizada independente emitirá o atestado. Além disso, conduzirá de acordo com os padrões estabelecidos pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA).

“Além de criar produtos e serviços que agregam utilidade às moedas digitais, o PayPal está focado em aumentar a compreensão do consumidor e do comerciante sobre criptomoedas , stablecoins e moedas digitais do banco central (CBDCs), enquanto trabalha em estreita colaboração com os reguladores à medida que o setor evolui”, diz a empresa.

Alertas sobre a stablecoin da PayPal

Segundo o jornalista chinês, Colin Wu, a empresa estava firmando parceria com a FTX, para emitir o ativo na rede Solana. Contudo, após a falência na corretora, os planos não foram levados adiante.

“Exclusivo: a PYUSD estava se preparando para cooperar com a FTX para a primeira emissão em Solana em 2022. Duas partes assinaram um acordo de cooperação relevante. No entanto, devido ao crash da FTX, elas suspenderam o trabalho, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto”, ele escreveu em seu perfil do Twitter.

Além disso, o jornalista ainda destaca as dificuldades de emissão em outras blockchains. O motivo disso seria devido a pressão regulatória dos Estados Unidos.

Além disso, Patrick McHenry, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos EUA, emitiu uma declaração sobre a stablecoin. Conforme McHenry, é necessário uma legislação robusta, para que as stablecoins “atingem todo seu potencial”.

“Regulamentos claros e proteções robustas ao consumidor são essenciais para permitir que as stablecoins atinjam todo o seu potencial. É por isso que é mais importante do que nunca que o Congresso aprove uma legislação para fornecer uma regulamentação abrangente de ativos digitais, especialmente para stablecoins. A Lei bipartidária de Clarity for Payment Stablecoins reconhece o forte papel que os estados têm desempenhado na regulamentação de empresas de ativos digitais e se baseia em regimes estaduais bem-sucedidos, como o de Nova York. Atualmente, estamos em uma encruzilhada para manter a América na vanguarda da inovação de ativos digitais. Desse modo, o Congresso está fazendo um progresso bipartidário significativo na legislação para garantir que os EUA liderem o sistema financeiro do futuro. Devemos terminar o trabalho”, diz.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas