A adoção massiva do Bitcoin por empresas está cada dia mais rápida, e os países não querem ficar atrás, e também estão tomando seu rumo. Nesta segunda-feira (16), Sarah Knafo, do Parlamento da União Europeia, fez um discurso contundente defendendo a criação de uma reserva estratégica nacional de Bitcoin por parte dos países europeus.
O objetivo, segundo Knafo, seria proteger os cidadãos contra inflação, déficits crescentes e o “controle totalitário” promovido pelo Banco Central Europeu (BCE) com a iminente implantação do euro digital.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Durante seu discurso, Knafo citou como exemplo o caso de El Salvador. O país adotou o Bitcoin em 2021 como moeda de curso legal e investiu diretamente na criptomoeda.
“Três anos atrás, o presidente de El Salvador foi criticado pela classe política e pelo FMI. Hoje, ele exibe uma valorização de 100% com centenas de milhões de dólares disponíveis para o seu povo, promovendo segurança e soberania ao país”, ressaltou.
Além disso, Knafo mencionou a postura do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que prometeu construir uma reserva estratégica de Bitcoin para os Estados Unidos.
A parlamentar também citou as declarações recentes de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), que comparou o Bitcoin a um “ouro digital”. Portanto, para a parlamentar, o mundo está se preparando para uma revolução das finanças descentralizadas.
Parlamentar da União Europeia critica Banco Central Europeu, e usa Bitcoin como argumento
Knafo dirigiu duras críticas ao Banco Central Europeu (BCE) e à proposta do euro digital. Segundo ela, o projeto é um movimento em direção a um sistema financeiro “distorcido e autoritário”, onde um simples burocrata teria o poder de restringir transações ou eliminar indivíduos do sistema bancário com um clique.
“Não queremos este mundo distópico onde declarações feitas em redes sociais ou opiniões contrárias podem resultar em punição econômica”, alertou.
A parlamentar destacou que o BCE insiste em políticas de déficits inflacionários, regulações excessivas e tributações. Desse modo, segundo ela, esses pontos sufocam a inovação e a liberdade financeira. “É hora de mudar paradigmas. É hora de dizer não às tentações totalitárias do euro digital”, afirmou.
Knafo enfatizou que o Bitcoin representa um ativo estratégico que pode proteger os cidadãos contra inflação e as “más escolhas econômicas” dos governos.
A parlamentar sugeriu o desenvolvimento da indústria de mineração de Bitcoin como uma oportunidade econômica para a Europa, com a França desempenhando papel de destaque devido ao seu setor de energia nuclear. “Nós, franceses, temos as cartas na mão com nossos recursos nucleares”, afirmou.
Críticas à tributação
Ademais, ela ainda criticou o aumento da tributação sobre os detentores de criptomoedas, argumentando que suas economias são fruto de “inteligência, riscos e noites em claro”. Para ela, os governos deveriam permitir que os cidadãos protejam seu patrimônio contra o que classificou como uma “espiral caótica de déficits e criação de moeda”.
Encerrando seu discurso, Sarah Knafo fez um apelo para que os países europeus abracem a liberdade econômica promovida pelo Bitcoin. Portanto, apelando para que construam reservas estratégicas nacionais e desenvolvam o ecossistema de criptomoedas.
“Vamos ousar ser livres. Vamos parar de ter medo das nossas próprias sombras e permanecer fiéis à ambição de nossa civilização”, concluiu.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com