Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

OpenSea mata taxa de royalties forçada e causa tumulto em comunidades NFTs

Mark Cuban, empreendedor de tecnologia e investidor da OpenSea, expressou publicamente sua insatisfação com essa mudança.

A OpenSea, recentemente anunciou sua decisão de encerrar a taxa forçada de royalties de criadores em sua plataforma, ou seja, a taxa agora será opcional. Nesse sentido, a decisão gerou reações significativas na comunidade NFT. O motivo é que, estes royalties são cobranças adicionadas às vendas secundárias de NFTs, e são pagas aos criadores. Desse modo, as taxas geralmente variam de 2,5% a 10%

Além disso, normalmente a tesouraria de uma comunidade de NFT é bastante afetada por essa decisão, visto que, além de mercadorias vendidas, as taxas geram uma receita à coleção. Contudo, na ponta dos investidores, existem muitos que compram um NFT, apenas para vender mais caro depois da valorização. O movimento, chamado de “flipar”, é bastante comum e a aplicação da taxa de royaltie diminui o lucro líquido em uma operação.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

Revoltados contra OpenSea

Mark Cuban, empreendedor de tecnologia e investidor da OpenSea, expressou publicamente sua insatisfação com essa mudança. Em um tweet, ele destacou que não coletar e pagar royalties é um erro que diminui a confiança na plataforma e pode ser prejudicial para a indústria como um todo.

“Não coletar e pagar royalties sobre vendas de NFT é um GRANDE erro da OpenSea. Isso diminuiu a confiança na plataforma e prejudicou a indústria. E digo isso como um investidor da OpenSea”, escreve.

Além de Cuban, a Yuga Labs, conhecida por criar o Bored Ape Yacht Club, também se manifestou contra a decisão. Eles anunciaram planos de encerrar sua compatibilidade com a OpenSea até fevereiro de 2024, o que impediria a plataforma de negociar novos projetos da Yuga Labs ou aqueles com contratos inteligentes atualizáveis.

Outros criadores, como Betty do projeto NFT Deadfellaz, foram ainda mais longe, pedindo um boicote total à OpenSea. Betty enfatizou que a decisão da OpenSea é especialmente prejudicial para artistas sub-representados e vai contra os princípios de descentralização e compartilhamento de lucros da criptomoeda.

A reação não se limitou apenas a criadores individuais. Plataformas menores de NFT, como a Rarible, reafirmaram seu compromisso com os royalties dos criadores. No entanto, a preocupação predominante entre muitos na comunidade é que a decisão da OpenSea possa desencorajar outras plataformas de seguir uma abordagem semelhante, dada a sua posição dominante no mercado.

Em resposta a esses temores, o artista digital Fvckrender expressou otimismo, sugerindo que a solidariedade do consumidor poderia ser a chave. Se as pessoas escolhessem parar de usar a OpenSea em protesto, a plataforma também sentiria o impacto.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas