Lançada em junho de 2021, muito antes da moda entre celebridades (e subcelebridades), se associando as Bets, a “Laricel” foi a primeira a introduzir o conceito de MVNO aos brasileiros. Agora o Nubank quer fazer o mesmo com seus 100 milhões de clientes.
Na prática, uma MVNO, ou “mobile virtual network operator”, é uma parceria entre um provedor de serviços (como Tim, Claro e Vivo) e celebridades que criam experiências segmentadas.
No caso da operadora da influencer Larissa Manoela, que conta com 38 milhões de seguidores no IG, a ideia é usar seu nome e marca para engajar clientes. A estrutura da Laricel utiliza a rede da Tim.
De forma discreta, o Nubank entrou neste mercado por meio de uma parceria com a Claro.
O modelo escolhido pelo Nubank
Ao contrário de outras MVNO’s, o Nubank conseguiu criar uma lógica própria, pautada em divisão de receitas.
O modelo negociado pelo banco junto a Claro ocorre em boa medida pela presença relevante do banco no mercado de recargas. A XP estima hoje que o Nubank tenha 22% do market share nas recargas de pré-pagos.
Conforme reportou inicialmente o portal Brazil Journal, a XP acredita que o movimento possa agregar US$650 milhões em receita ao Nubank.
Segundo as contas da XP, o Nubank teria cerca de 7% do mercado, ou 18 milhões de clientes, em até 3 anos.
O modelo Nubank
Criado em torno de um cartão de crédito simplificado, o Nubank se tornou especialista em agregar serviços aos usuários. Isso ocorre em boa medida pelo fato de o banco ser a primeira experiência de milhões de clientes.
De início, o Nu adquiriu a Easynvest, ofertando fundos de investimentos simplificados através das suas “caixinhas”.
O modelo do banco chegou a atrair nomes como Warren Buffett, o lendário investidor americano que se disse encantado com a capacidade do banco de escalar serviços como seguros (área de especialidade do próprio Buffett).
Um exemplo da força do Nu em escalar produtos está na sua área de cripto. Em poucos meses, o banco passou a ocupar lugar de destaque no mercado, com 4 milhões de clientes cadastrados na NuCripto. O Nubank também lançou sua própria criptomoeda, a NuCoin.
O Nu vale hoje R$270 bilhões na Nasdaq, a bolsa americana de tecnologia.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com