Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Nubank aumenta taxas para criptomoedas por conta do IOF

O IOF de 0,38% sobre operações de câmbio impacta diretamente transações que envolvem conversão de reais para moedas estrangeiras, como é o caso das compras de criptomoedas no Nubank.

O Nubank anunciou nesta segunda-feira (26) um aumento nas taxas para transações envolvendo criptomoedas por conta do IOF. A fintech atribuiu a mudança em diversas taxas ao recente ajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pelo governo brasileiro em e-mail aos clientes.

Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.

Portanto, a partir de 27 de maio de 2025, as taxas para compras de criptomoedas no app do Nubank passarão de 1,39% para 1,69%. Enquanto as taxas para saques de criptomoedas subirão de 0,99% para 1,29%. O aumento, que reflete o impacto do IOF de 0,38% sobre operações de câmbio.

Nubank aumenta taxas para criptomoedas por conta do IOF
(Imagem: e-mail do Nubank aos clientes)

O aumento das taxas e o papel do IOF

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

“O Governo Federal anunciou novas regras para o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que passam a valer a partir de 23 de maio de 2025. Te explicamos abaixo o que muda nos serviços oferecidos a pessoas físicas e jurídicas”, escreveu o banco em seu comunicado por email.

A medida está diretamente ligada ao aumento do IOF anunciado pelo governo brasileiro em 22 de maio de 2025. O governo elevou o IOF para empresas, previdência privada de alta renda e operações de câmbio, visando evitar um bloqueio de R$ 31,3 bilhões no orçamento.

O IOF de 0,38% sobre operações de câmbio impacta diretamente transações que envolvem conversão de reais para moedas estrangeiras, como é o caso das compras de criptomoedas no Nubank, que muitas vezes são processadas em mercados internacionais.

Para o Nubank, que opera como uma corretora de criptomoedas dentro de seu aplicativo, o ajuste nas taxas é uma forma de repassar o custo adicional aos usuários, mantendo a viabilidade do serviço.

Com taxas subindo de 1,39% para 1,69% na compra e de 0,99% para 1,29% no saque, os usuários da fintech enfrentam custos adicionais em um momento de alta no mercado cripto, com o Bitcoin a US$ 109 mil.

Enquanto o Nubank busca equilibrar a viabilidade de seu serviço, a medida pode levar investidores a buscar alternativas mais econômicas. Ao mesmo tempo em que expõe as tensões entre políticas fiscais e a inovação financeira.

Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com

Notícias relacionadas