Os ciclos de alta e baixa do Bitcoin costumam ser marcados por sinais “premonitórios” e determinados indicadores proporcionados pela transparência da rede.
A análise dos dados da blockchain garante uma visão em tempo real, com precisão inexistente em qualquer outro ativo. Neste momento, porém, a situação vista na rede parece indicar um sentimento menos otimista, como mostram os gráficos abaixo.
O início de novos bull markets é marcado pela volta da demanda e utilização da rede, melhoria no sentimento e volta da especulação.
Visto no gráfico acima temos a mediana do volume transacionado on-chain, atingindo menor valor em 2 anos mesmo com o rally dos últimos 2 meses.
O mesmo vemos através do número de depósitos em exchanges, atingindo também o menor valor em 2 anos.
Demanda por negociação e especulação é comumente associada a altos volumes de negociação em exchanges, principalmente as que possuem muitos clientes varejo.
Isto também fez com que as reservas de exchanges fossem jogadas para a sua mínima de 4 anos.
Baixa atividade do varejo + stacking + baixa confiança em entidades de custódia + crescimento de reservas institucionais.
Isto está causando a tendência de baixa nestas reservas.
Agora, ao aproximarmos o volume on-chain, ou seja, transações feitas na camada base, vemos que o último pico de atividade foi durante o sell off de junho.
Um evidente período de capitulação e “panic selling” que elevou o nível de movimentação
Desde então tem se mantido lateral mesmo com os preços escalando desde este período.
Isto mostra que apesar da alta de preços a demanda spot continuou baixa, o que possivelmente pode ter feito instrumentos derivativos guiarem a alta de preços.
Este tipo de conjuntura pode evidenciar que ainda não existe alta demanda pela rede neste momento e portanto uma escalada eufórica de preços é bastante improvável.
Entretanto, não significa que iremos imediatamente buscar novos fundos.
Se o preço sustentar aqui é possível vermos um bom período de lateralização que pode ser quebrado caso haja volta da atividade e demanda por negociação e especulação.
Por enquanto, a maior parte dos participantes segue inativo, incluindo institucionais.
Bom momento para acumuladores de longo prazo, mas para traders de curto prazo é preciso cautela.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com