Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Neuralink, de Elon Musk, irá testar chips no cérebro em humanos

Fundada por Elon Musk em 2016, a Neuralink recebeu o aval da FDA para testar implantes cerebrais em humanos.

A Neuralink, a startup fundada em 2016 por Elon Musk, recebeu o aval da FDA, a ANVISA americana, para testar implantes cerebrais em humanos. A notícia foi compartilhada nesta última quinta-feira, mas o alcance dos testes ainda não está claro.

A empresa tem por objetivo aprimorar a chamada “BCI”. A interface cérebro-máquina, na sigla em inglês. Há dezenas de competidores buscando este mesmo objetivo. Poucos, porém, contam com aprovação da FDA para testes em humanos.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Se bem sucedida, a empresa poderá utilizar implantes cerebrais para restaurar funções perdidas no cérebro humano. Pacientes tetraplégicos, por exemplo, poderão controlar braços e pernas mecânicas com o cérebro. Pacientes com Alzheimer, também estão entre os que podem se beneficiar. A Neuralink, destacou ainda que não há previsão para início de testes, que deveriam ter começado em 2020, segundo promessas de Elon Musk.

O uso de implantes neurais também poderia ajudar a restaurar a visão humana, mas tudo, entretanto, ainda está no campo da especulação. A aprovação da agência é um passo relevante para avaliar na prática as promessas destes implantes.

Críticas a condução de experimentos com macacos

A Neuralink vem realizando testes em animais, como macacos, há alguns anos. Grupos de ativistas ambientais, porém, destacam que alguns dos testes realizados pela empresa levaram a paralisia, hemorragias, além de declínios de funções cerebrais dos animais.

Em outra crítica, a empresa também foi acusada de transportar hardware contaminado de forma insegura.

Por outro lado, do outro lado do Atlântico, cientistas suíços conseguiram um avanço significativo ao possibilitar que um paciente holandês voltasse a andar por meio de implantes cerebrais.

Como resultado desse avanço, especula-se que a FDA tenha acelerado os testes nos EUA, visando garantir que as empresas do país permaneçam relevantes no campo.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



EUA voltou a ligar a impressora após 1 ano, e quem valoriza é Bitcoin Pai Rico, Pai Pobre afirma que crise começou. “Faça amigos, fique longe de marxistas e compre Bitcoin” US$ 2 milhões de lucro por HORA. Conheça a melhor empresa do mundo (Tether) Michael Saylor anuncia novo projeto de identidade no Bitcoin ETFs de Bitcoin e Ethereum estreiam com volume de US$ 12 milhões em Hong Kong