Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Monero (XMR) é exposta como uma rede rastreável em vídeo vazado

A polêmica reacendeu discussões na plataforma Reddit, onde o usuário pseudônimo “u/lt” publicou imagens do vídeo.

Um vídeo que vazou da Chainalysis sugere que transações na blockchain da Monero (XMR) podem ser rastreáveis. Portanto, apesar da promessa de privacidade que caracteriza essa criptomoeda a realidade pode não ser essa. O vídeo detalhou os métodos de rastreamento da empresa referente ao Monero, mas removeram-o após o vazamento.

A possibilidade de que a Chainalysis tenha capacidade de monitorar transações em Monero levanta preocupações. Já que a criptomoeda se promove como “segura, privada e irrastreável”. O valor intrínseco do projeto é que a rede conseguiria manter a confidencialidade das movimentações financeiras.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

A Cointelegraph questionou a equipe da Monero sobre o vazamento. Contudo, a Chainalysis preferiu não comentar, de acordo com um porta-voz da empresa.

Uma cópia do vídeo vazado foi compartilhada com o Cointelegraph por uma fonte anônima. A polêmica reacendeu discussões na plataforma Reddit, onde o usuário pseudônimo “u/ltpublicou imagens do vídeo. Ele afirmou que o conteúdo revela como a Chainalysis conseguiu rastrear transações de Monero desde 2021, utilizando “nós maliciosos” na rede.

Monero (XMR) teria nós validadores centralizados

Segundo o usuário, a empresa teria executado um grande número de nós validadores da rede Monero, em diversas localidades geográficas e provedores de internet, para coletar endereços de IP e horários das transações.

Além disso, o usuário sugeriu que informações como IPs e outros dados podem ser obtidos a partir de nós padrão de carteiras populares. Esse método, combinado com entradas “falsas”, poderia diminuir o nível de anonimato das transações de Monero.

Embora essas alegações possam gerar preocupação, especialistas afirmam que os usuários não precisam se alarmar com a privacidade das transações na blockchain de Monero. A criptomoeda continua sendo amplamente irrastreável, exceto para empresas especializadas como a Chainalysis, que possui vasto conhecimento no monitoramento de blockchains.

Diante das críticas da comunidade, alguns defensores argumentam que a Chainalysis está apenas cumprindo seu papel de analisar transações em blockchains.

O usuário “u/It” comparou a atuação da empresa à de hackers “whitehat”, sugerindo que seu trabalho pode, de certa forma, contribuir para a segurança do Monero ao identificar possíveis vulnerabilidades.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas