Relatos de criadores de conteúdo sobre criptomoedas no Instagram indicam um movimento abrupto da Meta em relação ao mercado cripto. O BlockTrends falou com cinco perfis, que confirmaram que tiveram suas contas suspensas, ou até derrubadas, dentro de dois dias.
Em um dos relatos, Valéria Garcia explica que percebeu o movimento na terça-feira (10) por volta das 22h. Conforme conta, após publicar um conteúdo sobre criptomoedas, perdeu sua conta profissional, que estava sob categoria de “empresa”.
“Não tinha indicação de compra, nem suposição de valorização. Postei, depois de cinco minutos exatos meu Instagram ficou com tela preta, e chegou uma notificação de que minha conta estava suspensa e desativada”, relatou.
Medidas que o Instagram tomou
Garcia continuou explicando que no mesmo momento em que recebeu a suspensão, também recebeu três e-mails da Meta sobre o acontecimento. E além de sua conta de trabalho, também derrubaram o perfil pessoal. Nos e-mails e notificações do Instagram, que a criadora de conteúdo compartilhou com BlockTrends, a justificativa não ficou clara.
“Sua conta ou a atividade nela não segue as nossas Diretrizes da Comunidade sobre fraude e enganação”, diz a mensagem. Além de receber suspensão, o e-mail escalereceu que o perfil também não poderia mais comercializar produtos. Contudo, Garcia afirmou que não vendia nenhum produto diretamente através da plataforma.
Além disso, a criadora de conteúdo contou que para reclamar sua conta, a Meta forneceu a opção de suporte por meio da plataforma do Instagram. Apesar disso, ela não poderia mais entrar em sua conta, o que tornou o processo cheio de limitações.
Além dela, ao menos mais sete criadores de conteúdo que falam sobre criptomoedas no Instagram passaram por essa situação. O que é no mínimo estranho, é a movimentação ser no mesmo dia. Entre eles, Tasso Lago, que afirmou que conseguiu recuperar a conta pela manhã de hoje, e Iara Thamires que ainda não obteve sucesso.
Mais contas suspensas no mesmo dia
No caso da Iara Thamires, o caso foi um pouco mais severo. A conta dela não tem possibilidade de recursos, ou de reclamar. Isso aconteceu porque, segundo a própria influenciadora, o perfil já havia recebido um “strike” anteriormente, há umas semanas.
Na época, a punição na conta de Thamires aconteceu por causa de um bug da Meta. Apesar disso, ao que parece a plataforma contabilizou esse alerta e somou com o desta semana.
Igor Bevilaqua, Vinicius Velasque, Davi CryptoUse são alguns dos nomes que nesta semana receberam punições,sendo elas desde “shadow ban” (a não entrega dos conteúdos) até a remoção do perfil.
Valéria disse que sua conta voltou, mas ainda tem receio de publicar conteúdo sobre criptomoedas. “Estou com medo de postar de novo. Minha vida profissional está toda lá. Estou com ‘shadow ban’, e [a Meta] não vai mais entregar meu conteúdo direito”, relatou.
O BlockTrends tentou contato com a assessoria da Meta, responsável pelo Instagram, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com