A gigante de pagamentos Mastercard, o bancão JPMorgan e alguns dos outros principais bancos dos Estados Unidos estão experimentando usar, e consideram criar, sua própria blockchain. A rede de registro compartilhado tem como foco a liquidação de ativos tokenizados. A descrição da tecnologia, em sua essência e não tecnicidade, muito assemelha-se com o objetivo do Drex do Brasil.
A diferença é que trata-se de uma iniciativa privada. Os testes estão configurados para simular transações em dólar, de acordo com um relatório da Bloomberg. Além da Mastercard e do JPMorgan, o Bancorp dos EUA, Wells Fargo e Visa são algumas das outras grandes instituições financeiras participando dos testes.
Portanto, os maiores bancosdos Estados Unidos agora estão se unindo para explorar a liquidação de ativos tokenizados para dinheiro de banco comercial. Além disso, até títulos de dívida de grau de investimento estão passando por testes, segundo o relatório.
A tecnologia, por enquanto, leva o nome de “Rede de Liquidação Regulada proof-of-concept”. Essencialmente, o projeto busca tornar as transações entre fronteiras e entre sistemas mais rápidas com uma redução na ocorrência de erros.
Ademais, o relatório afirma que o teste atual se baseia em um teste de 12 semanas que foi iniciado em 2022. Especificamente, esse focou em pagamentos transfronteiriços e interbancários. Por outro lado, alguns dos maiores bancos dos Estados Unidos estão agora unindo recursos para buscar o potencial total das liquidações por tokenização.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com