Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Famoso grupo hacker da Coréia do Norte quer roubar ETFs de Bitcoin, diz FBI

O alerta do FBI enfatiza a gravidade da situação, já que os cibercriminosos norte-coreanos se tornam mais sofisticados em suas táticas.

O maior, e mais famoso, grupo hacker da Coréia do Norte e talvez do mundo, Lazarus, quer atacar o mercado cripto e roubar fundos ds ETFs de Bitcoin (BTC), conforme alertou o FBI. Há anos, existem alguns ataques de grupos criminosos da Coreia do Norte que praticam roubo de criptoativos. O país, que enfrenta sanções internacionais há muito tempo, tem demonstrado interesse em explorar as criptomoedas para contornar essas restrições.

De acordo com um relatório do FBI, hackers norte-coreanos têm focado cada vez mais em exchanges de criptomoedas dos EUA, plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) e, agora, até mesmo ETFs de Bitcoin.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba 35 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

O alerta do FBI enfatiza a gravidade da situação, já que os cibercriminosos norte-coreanos se tornam mais sofisticados em suas táticas, frequentemente empregando esquemas avançados de phishing, ataques de malware e outros métodos para comprometer a segurança dos ativos digitais.

ETFs de Bitcoin são alvos atrativos para hackers

Um dos principais alvos desses ataques hacker são os fundos de ETFs de Bitcoin à vista. Esses ETFs receberam aprovação no início do ano, e permitem que investidores obtenham exposição ao Bitcoin sem a necessidade de comprar diretamente a criptomoeda.

Desse modo, quem tem realmente a custódia são as gestoras por trás do produto. Isso tornou os ETFs de Bitcoin um alvo atraente para hackers. Além disso, vale dizer que o grupo de hackers norte-coreanos Lázaro, supostamente recebe patrocínio do estado.

O governo dos EUA tem disse que trabalha ativamente para combater os esforços da Coreia do Norte no espaço digital. O FBI, junto com outras agências federais, afirmou que implementou medidas para reforçar os protocolos de segurança cibernética no universo cripto.

Um especialista em segurança cibernética citado no relatório do FBI afirmou que a sofisticação desses ataques é alarmante. “À medida que as finanças digitais se integram cada vez mais aos mercados globais, devemos ser proativos em proteger nossos sistemas financeiros de ameaças patrocinadas por estados.”

O FBI também enfatizou que tanto investidores privados quanto instituições precisam adotar medidas de segurança mais robustas. Como autenticação de dois fatores (2FA), soluções de armazenamento a frio e monitoramento constante de atividades suspeitas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas