Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Sucesso nas olimpíadas, Japão sofre pior queda na bolsa em 8 anos

Muitos investidores desfazem-se de suas posições após o Banco Central Japonês subir as taxas de juros pela primeira vez desde 2007.

Um dos países que mais conquistou medalhas nas olimpíadas em Paris, passa por uma das piores quedas em sua bolsa de valores nesta sexta-feira (2). As ações japonesas caíram de maneira abrupta, o índice Nikkei 225 (que mede o desempenho das empresas) encerrou o último pregão com 5,8% de queda.

Além disse, nos últimos dois dias, o índice despenca quase 9%. Muitos investidores desfazem-se de suas posições após o Banco Central Japonês subir as taxas de juros pela primeira vez desde 2007. O aumento também foi há dois dias atrás.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

Desse modo, agora acontece uma venda massiva de ações, que gerou a pior variação diária em 8 anos, conforme mostra o analista do BlockTrends PRO Cauê Oliveira no X, antigo Twitter.

Aumento da taxa de juros

Na quarta-feira, o Banco do Japão (BOJ) aumentou as taxas de juros em 15 pontos base para 0,25%. Foi o segundo aumento este ano do BC do japão. Além disso, o banco anunciou planos para reduzir a compra de títulos. Os traders esperam mais aumentos de taxas ainda este ano. Enquanto o banco central tenta conter a inflação.

“O BOJ fez uma mudança hawkish após seu surpreendente aumento de 15 pontos base”, disse Ken Cheung, diretor de estratégia de câmbio da Mizuho Securities. “Importante, o BOJ sinalizou os riscos de alta da inflação e deixou a porta aberta para mais aumentos de taxas.”

Desse modo, o iene perdeu bastante valor nos últimos quatro anos. A moeda caiu 40% em relação ao dólar dos EUA e 30% em relação ao euro durante esse período. O iene fraco impulsionou o Nikkei 225 a máximos históricos este ano.

Contudo, com o aumento da taxa de juros o iene é valorizado em relação ao dólar, mas ao mesmo tempo enfraquece a economia interna e o mercado de ações. O Nikkei caiu 12% desde 12 de julho.

Em outros lugares da Ásia, os mercados despencaram na sexta-feira. O Kospi da Coreia do Sul caiu 3,7%. O S&P/ASX 200 da Austrália caiu 2,1%. O Índice Hang Seng de Hong Kong também perdeu 2,1% e o Shanghai Composite da China caiu 0,9%.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas