Um dos países que mais conquistou medalhas nas olimpíadas em Paris, passa por uma das piores quedas em sua bolsa de valores nesta sexta-feira (2). As ações japonesas caíram de maneira abrupta, o índice Nikkei 225 (que mede o desempenho das empresas) encerrou o último pregão com 5,8% de queda.
Além disse, nos últimos dois dias, o índice despenca quase 9%. Muitos investidores desfazem-se de suas posições após o Banco Central Japonês subir as taxas de juros pela primeira vez desde 2007. O aumento também foi há dois dias atrás.
Desse modo, agora acontece uma venda massiva de ações, que gerou a pior variação diária em 8 anos, conforme mostra o analista do BlockTrends PRO Cauê Oliveira no X, antigo Twitter.
Aumento da taxa de juros
Na quarta-feira, o Banco do Japão (BOJ) aumentou as taxas de juros em 15 pontos base para 0,25%. Foi o segundo aumento este ano do BC do japão. Além disso, o banco anunciou planos para reduzir a compra de títulos. Os traders esperam mais aumentos de taxas ainda este ano. Enquanto o banco central tenta conter a inflação.
“O BOJ fez uma mudança hawkish após seu surpreendente aumento de 15 pontos base”, disse Ken Cheung, diretor de estratégia de câmbio da Mizuho Securities. “Importante, o BOJ sinalizou os riscos de alta da inflação e deixou a porta aberta para mais aumentos de taxas.”
Desse modo, o iene perdeu bastante valor nos últimos quatro anos. A moeda caiu 40% em relação ao dólar dos EUA e 30% em relação ao euro durante esse período. O iene fraco impulsionou o Nikkei 225 a máximos históricos este ano.
Contudo, com o aumento da taxa de juros o iene é valorizado em relação ao dólar, mas ao mesmo tempo enfraquece a economia interna e o mercado de ações. O Nikkei caiu 12% desde 12 de julho.
Em outros lugares da Ásia, os mercados despencaram na sexta-feira. O Kospi da Coreia do Sul caiu 3,7%. O S&P/ASX 200 da Austrália caiu 2,1%. O Índice Hang Seng de Hong Kong também perdeu 2,1% e o Shanghai Composite da China caiu 0,9%.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com