Um investidor alemão de criptomoedas, Stefan Thomas, que vive em São Francisco, Califórnia, enfrenta o desafio de tentar resgatar uma fortuna de aproximadamente R$ 1,1 bilhão em Bitcoin, perdida por ter esquecido sua senha em 2011.
Thomas recebeu 7.002 Bitcoins naquele ano, mas agora seu acesso está bloqueado em um disco rígido chamado IronKey, que limita as tentativas de senha a dez. Após oito tentativas falhas. Nesse sentido, restam-lhe apenas duas chances para desbloquear sua carteira digital, cujo valor disparou 19.900% desde a perda da senha.
O plano do investidor é guardar o IronKey em segurança até encontrar uma maneira de resgatar o montante em Bitcoin de forma segura. Desse modo, ele já chegou a expressar frustração por ter esquecido a senha em diversas entrevistas.
“Eu estava absolutamente desesperado. Não consegui dormir durante noites. Até sofri de depressão. Mas muito pior do que a perda do dinheiro foi minha autocensura: eu simplesmente não conseguia acreditar que havia perdido algo tão importante. Eu me sentia um completo idiota, minha autoestima estava no porão. Houve brincalhões que me perguntaram: você já tentou ‘senha’?”, comentou Stefan.
A custódia em cripto é algo bastante delicado. Portanto, é extremamente necessário entender como fazê-lá de maneira segura. Já que, quando feita de maneira correta, o usuário passa a ser seu próprio banco. Essa responsabilidade tende a ser imensa, pelo bem ou pelo mal.
Desse modo, vale dizer que este caso não é isolado, com estimativas indicando que cerca de R$ 620 bilhões em Bitcoin estão inacessíveis devido a senhas esquecidas ou perdidas por outros investidores.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com