
Augusto Backes, influenciador cripto famoso no mercado brasileiro, protagonizou uma cena escandalosa de intensa gritaria durante uma live com outros influenciadores de cripto. O episódio viralizou no X, gerando debates acalorados e expondo as tensões dentro da comunidade cripto brasileira.
Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
A gritaria, marcada por acusações de falta de respeito e humildade, reflete um momento de queda na credibilidade de Backes. Especialmente após golpes e contradições recentes, como a perda de mais de R$ 5 milhões em criptomoedas em março de 2024.
O vídeo e a gritaria
O vídeo mostra uma chamada de vídeo com Backes e outros influencers, com legendas que capturam a intensidade do momento. No vídeo, Backes explode em gritaria. “Falta humildade pra quem é iniciante e vocês são iniciantes! Vocês são farsantes e iniciantes!”, acusa.
A gritaria inclui acusações de plágio, com Backes dizendo: “Vocês esperam sair da minha live pra copiar exatamente as coisas que eu falo! Eu nunca assisti à porra da tua live!” O vídeo termina com Backes chamando o outro de “mentiroso” repetidamente.
Contudo, nem sempre foi assim. Usuários no X dizem Backes não é mais o mesmo após o golpe de RS$ 5 milhões, onde perdeu uma quantidade relevante do dinheiro que fez vendendo cursos e operando no mercado cripto. Para reforçar essa tese, estes usuários apontam algumas “inconsistências” em seu disurso.
“[Backes]Afirma que as altcoins morreram, mas tem carteira recomendada em seus produtos. Deu call de compra de altcoins no topo de dezembro de 2024 e vendeu no fundo de janeiro, com um drawdown de 50% nas posições, e ainda mente dizendo que vendeu no topo. Todas as provas estão no meu perfil, é só procurar. E quando erra, simplesmente apaga a análise. Mesmo assim, quando é confrontado, se coloca como vítima de ataques ‘covardes’”, escreveu um usuário no X.
A trajetória de Backes como influenciador de cripto
Em 2019, o influenciador cripto começa a ganhar destaque no YouTube com vídeos sobre Bitcoin, Ethereum e análise técnica. Seu canal, que hoje tem mais de 1 milhão de inscritos, oferece cursos como o Cripto Blinders, que ensina conceitos de DeFi, análise gráfica e gerenciamento de risco.
Pouco depois, em 2020, com a alta do Bitcoin, Backes se posiciona como um defensor fervoroso da criptomoeda, criticando altcoins e promovendo o Bitcoin como o único ativo seguro. Ele lança o curso Cripto Blinders, que se torna um sucesso, gerando renda significativa.
No ápice do mercado, em 2021, Backes alcança o ápice de sua influência, com mais de 500 mil inscritos no YouTube e uma presença forte no Instagram e no X. Ele é visto como um dos principais educadores do mercado cripto brasileiro, especialmente durante o bull run de 2021.
Contudo, em março de 2024, Backes sofreu um golpe que lhe custou mais de R$ 5 milhões em criptomoedas. O incidente envolveu a drenagem de sua carteira após ele supostamente cair em um esquema de airdrop.
Em julho de 2024, o influenciador participou da conferência Bitcoin 2025 em Las Vegas. Na época, defendeu a acumulação de Bitcoin e criticou altcoins. No entanto, sua credibilidade é questionada após ele prever uma “altseason” que nunca se materializou, levando muitos seguidores a perderem dinheiro.
Além disso, em novembro de 2024 recebeu várias críticas no X por contradizer-se ao promover um projeto DeFi que ele havia previamente chamado de “shitcoin”.
Agora, os usuários das redes sociais apontaram que seu marketing está mais agressivo, e que parece ser uma tentativa de retomar o dinheiro que perdeu sem perder inteiramente sua credibilidade. Além disso, protagoniza mais polêmicas como está última, onde criticou outros influenciadores e diz que está sofrendo perseguição do mercado cripto.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com