A taxa anual de inflação nos Estados Unidos (IPC) caiu para 2,9% em julho, abaixo da expectativa do mercado. Os economistas acreditavam que a taxa iria se manter, o que não aconteceu. O movimento traz um suspiro para o mercado de ativos de risco, como consideram o do Bitcoin, que sobe em dólar 3%.
Além disso, a alta da inflação marcou o menor aumento anual desde março de 2021. Também é a primeira vez desde então que o número principal do IPC caiu abaixo de 3%.
Portanto, o sentimento de alívio veio, visto que os dados apontam que o Fed poderá cortar juros já em setembro deste ano. O motivo é que, o Fed pode enxergar que o aperto monetário já apresenta efeitos. Por isso, a hora de estimular a economia, com a redução de taxas de juros, está na porta.
Os preços nos EUA subiram a uma taxa anual de 2,9% em julho. Enquanto a inflação subjacente nos Estados Unidos, que exclui as indústrias voláteis de alimentos e energia, aumentou 3,2% nos últimos 12 meses e 0,2% desde junho.
Os investidores consideraram este relatório um dos principais indicadores para determinar se o Fed começará a cortar as taxas de juros no próximo mês. As taxas de juros têm estado entre 5,25% e 5,5%, um recorde de duas décadas, por mais de um ano.
Após a notícia, o Bitcoin em dólar sobe mais de 3%, e fica acima de US$ 60 mil. O mercado cripto também respira com alívio, e sobe 2,74% para US$ 2,14 trilhões em valor de mercado.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com