O CPI americano, principal índice utilizado para medir a inflação nos EUA, subiu 0,9% em junho no maior salto mensal desde 2008. O CPI já tem um acúmulo de 5,4% nos últimos 12 meses.
A variação geral da inflação foi mais do que o aumento de 5% relatado em maio e foi o maior ganho ano a ano desde 2008. O índice de preços ao consumidor saltou 0,9% em junho e 5,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Departamento do Trabalho divulgados na terça-feira.
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o chamado núcleo do CPI subiu 4,5% em relação a junho de 2020, o maior avanço desde novembro de 1991.
Embora os sucessivos aumentos que elevaram a pressão sob os dirigentes, o Banco Central Americano (Federal Reserve) segue com a narrativa de que a inflação é transitória.
“A inflação surpreendeu substancialmente para cima em junho, mas, mais uma vez, devido a aumentos exagerados nos preços em algumas categorias. Isso reforça a ideia de inflação transitória.” disse Michelle Meyer, chefe de economia dos EUA no Bank of America
Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com