A Grayscale, uma das maiores gestoras de investimento com foco em criptomoedas, inicou o processo para lançar um ETF de Ripple (XRP), conforme noticiou a FOX Business. A empresa anunciou a criação do primeiro trust de XRP nos Estados Unidos.
Na realidade, um Trust é um fundo de investimento fechado para investidores específicos, ou credenciados. Anteriormente, no final do mês passado, a gestora lançou o mesmo produto, mas com exposição em Avalanche (AVAX).
Portanto, agora a Grayscale expande ainda mais o seu portfólio de altcoins nos EUA, criptomoedas alternativas, por meio de Trust. Ao contrário de Avalanche, onde a tese da Grayscale abordou ativos do mundo real, ou RWA na sigla em inglês, a Ripple atraiu o interesse da gigante pela tese de pagamentos.
O XRP é a moeda nativa que alimenta a blockchain XRP Ledger. O foco da tecnologia é facilitar transações internacionais pela gigante de pagamentos em blockchain, Ripple.
Além disso, os investidores de XRP defendem que, por conta de sua regulação e privacidade, a XRP será a criptomoeda dos bancos. Ou seja, a moeda digital que servirá de pagamento entre grandes entidades bancárias.
Vale dizer que a aprovação de um Trust é relativamente mais fácil que de um ETF. Um trust, por ser para investidores credenciados, passa por uma regulamentação menos rigorosa. No entanto, com as devidas aprovações regulatórias, um trust pode se tornar um ETF. Como aconteceu com dois fundos da Grayscale neste ano, de Bitcoin e Ether que viraram ETFs à vista.
Batalhas judiciais de Grayscale e Ripple
Tanto a Grayscale, quanto a Ripple tem histórico de vencer a SEC judicialmente. Ano passado, a gestora conquistou processou a SEC para que permitisse a conversão de seu trust de bitcoin em um ETF à vista.
A vitória na apelação resultou em uma onda de grandes nomes de Wall Street, como BlackRock, Fidelity e WisdomTree, lançando seus próprios ETFs de bitcoin.
No caso da Ripple, a empresa luta uma longa batalha judicial com a SEC. O xerife do mercado financeiro processou a tecnologia em 2020 por não registrar as vendas de XRP como valores mobiliários.
No ano passado, um juiz de Manhattan deu à Ripple uma vitória parcial ao decidir que as vendas de XRP para investidores institucionais poderiam ser consideradas transações de valores mobiliários. Mas que isso não se aplicava a vendas para investidores de varejo no mercado secundário.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com