Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Três executivos Sul-coreanos foram presos por golpe de US$828 milhões

Entre os três presos pela Equipe de Investigação Conjunta de Crimes de Ativos Virtuais do Escritório de Promotores do Distrito Sul de Seul, está o CEO da empresa.

As autoridades sul-coreanas prenderam três executivos da plataforma Haru Invest. Nesse sentido, a plataforma sofre acusações de aplicar um golpe de 1,1 trilhão de won (equivalente a US$ 828 milhões) em criptomoedas. Desse modo, foram cerca de 16.000 clientes afetados, conforme relatado pela Yonhap News na terça-feira (6).

Entre os três presos pela Equipe de Investigação Conjunta de Crimes de Ativos Virtuais do Escritório de Promotores do Distrito Sul de Seul, está o CEO da empresa. Nesse sentido, vale contara clássica história. A Haru Invest prometia rendimentos de dois dígitos para depósitos em cripto na plataforma. Contudo, enfrenta problemas há algum tempo.

Ademais, em junho do ano passado, a empresa pausou saques e depósitos, citando problemas com parceiros de serviço. Além disso, demitiu cerca de 100 funcionários logo em seguida. A Yonhap suspeita que a plataforma esteja envolvida em um golpe conhecido como “rug pull”. Nesse tipo de golpe, os fundadores de projetos de cripto desaparecem com os fundos dos clientes.

Apesar de serem acusações, o método de casos de rug pull consistem regularmente no sumiço de executivos. Além de demissão de equipe, e “enfrentamento de problemas técnicos”.

Os promotores acusaram os executivos da Haru de apropriar-se indevidamente dos fundos dos clientes entre março de 2020 e junho de 2023, enquanto anunciavam que estavam utilizando “técnicas de investimento diversificadas e sem riscos”.

Golpe
Imagem: Shutterstock

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Bitcoin decola 50% em fevereiro. Ainda vale a pena comprar? BlackRock, maior gestora do mundo, começa a oferecer ETF de Bitcoin na B3 Crise diplomática com Israel impacta FAB, agro e energia no Brasil Aos 85 anos, Abílio Diniz ainda inovava e apostou em cripto Apple bloqueia pornografia em Vision Pro e usuários ficam irritadíssimos