Blockchain

Fundos focados em venture capital no Metaverso, web3 e blockchain chegam a $9,4 bilhões desde novembro

Fundos voltados para a web3, a nova estrutura da internet com foco em blockchain, prometem levantar quase $10 bilhões de dólares em recursos.

O Bitcoin e as outras criptomoedas podem estar diante de incertezas, com queda próxima de 50%, ainda assim, a indústria ligada à tecnologia das criptomoedas está mais aquecido do que nunca. A liderança entre os fundos levantados, ou prometidos, está com a firma Andreessen Horowitz, fundada em 2009 e hoje com $16,5 bilhões e a firma de “VC” (capital de risco), promete levantar até $4,5 bilhões para investir na “web3”, metaverso e tecnologias blockchain.

Em resumo, a “Web3” é uma superação da estrutura atual da internet que se baseia no uso de tecnologias descentralizadas como blockchain. Sistemas de transação e registros hoje restritos passam a ser gravados em blockchains públicas, tornando o controle sobre a rede menos centralizado.

Em novembro a Paradigm, também anunciou um fundo de $2,5 bilhões de dólares para o setor, com foco em web3, blockchain e criptos ligadas ao metaverso. Assim como a Andreessen Horowitz, a Paradigm também deve dedicar parte do capital para fomentar o surgimento de novas empresas na área.

Um ponto relevante no lançamento da Paradigm, além dos investimentos em protocolos, está no aumento das pretensões da empresa, que meros 30 dias antes giravam em torno de $1,5 bilhão.

A 16z partner também complementa a lista de gestoras que iniciaram captações de recursos, somando cerca de $900 milhões.

A quarta gestora a buscar recursos na área é a 776 Management, criada por Alexis Ohanian, co-fundador do Reddit, e que pretende levantar $500 milhões.

A empresa, cujo nome é uma referência ao ano do primeiro recorde olímpico, deve ir além das anteriores, investindo em games, os famosos “P2E”, ou Play-To-Earn”, além de startups de recompensas em cripto (como cashback), e em companhias que facilitem o pagamento de taxas sobre investimentos em cripto.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.