Nesta terça-feira (30), Changpeng Zhao (CZ), fundador da Binance, recebeu uma condenação de quatro meses de prisão, conforme noticiou a CNBC. O movimento ocorre após o bilionário cripto se declarar culpado de acusações de facilitar a lavagem de dinheiro pela Binance. As acusações vieram do Departamento de Justiça dos EUA (DoJ).
A sentença proferida pelo tribunal federal de Seattle foi bem menor do que os três anos solicitados pelos promotores federais. A defesa havia pedido cinco meses de liberdade condicional. Enquanto que as diretrizes de sentença recomendaram uma pena de prisão de 12 a 18 meses.
Em novembro, Zhao fechou um acordo com o governo dos EUA para encerrar uma investigação de vários anos sobre a Binance. Na época, a Binance se declarou culpada de violações de sanções e combate à lavagem de dinheiro nos EUA.
Desse modo, incorrendo em multas de US$ 4,3 bilhões, além de ter que concordar com a supervisão das autoridades. Com prisão iminente, Zhao também se declarou culpado e deixou o cargo de CEO da Binance. Embora Zhao tenha renunciado ao direito de apelar de qualquer sentença de até 18 meses na época, o DOJ agora busca uma sentença de 36 meses.
Por sua vez, a Binance prometeu fazer várias mudanças em sua estrutura. Além disso, a empresa afirma estar visando maior transparência, incluindo o estabelecimento de uma sede global. O novo CEO é Richard Teng.
Fundador da Binance pede desculpas
Changpeng Zhao, ex-CEO da Binance, chegou ao tribunal federal em Seattle, Washington, EUA, nesta terça-feira. Promotores afirmam que Zhao violou as leis dos EUA em uma escala “sem precedentes” e que ele demonstrou um “desprezo deliberado” pelas responsabilidades legais da Binance.
Ademais, em um memorando de 23 de abril, os promotores declararam que sob o controle de Zhao, a Binance operava em um modelo de “Velho Oeste”.
“Zhao apostou que não seria pego e que, se fosse, as consequências não seriam tão graves quanto o crime”, afirmou o memorando. “Mas Zhao foi pego, e agora o tribunal decidirá o preço que Zhao deve pagar por seus crimes.”
Além disso, antes do julgamento o fundador da Binance demonstrou remorsos aos juízes. Na carta dirigida ao juiz Richard A. Jones, do Distrito Oeste de Washington, Zhao declarou que “não há desculpas para minha falha em estabelecer os controles de conformidade necessários na Binance”. Ademais, ele garantiu que esta seria sua única “interação com o sistema de justiça criminal”.
No futuro, Zhao afirmou que deseja apoiar startups de biotecnologia e a juventude. Junto com a carta de Zhao, foram enviadas outras 161 cartas de apoio pedindo clemência de familiares, amigos e outros.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com