Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

FTX vai ressarcir clientes? Cuidado com o golpe

O BlockTrends conversou com um dos usuários afetados pelo golpe, que preferiu não se identificar, e teve acesso ao email formulado pelos criminosos.

O agente de reclamações de falência, Kroll, da falida corretora de criptomoedas FTX, sofreu um “incidente de cibersegurança” que comprometeu certos dados não sensíveis de usuários. Nesse sentido, a FTX tuitou nesta quinta-feira (24) que a Kroll está informando os indivíduos afetados sobre medidas que podem tomar para se protegerem.

“As senhas das contas da FTX não foram mantidas pela Kroll, e os próprios sistemas da FTX não foram afetados”, disse a FTX. A corretora falida alertou os reclamantes a permanecerem atentos a tentativas de fraude e emails de golpes se passando por partes envolvidas na falência.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

“A Kroll garantiu aos devedores da FTX que conteve e remediou prontamente o incidente, e os devedores da FTX estão monitorando de perto a situação. Por favor, permaneça em alerta máximo contra tentativas de fraude e e-mails fraudulentos que se façam passar por partes no processo de falência”, escreve.

Como funciona o golpe?

O BlockTrends conversou com um dos usuários afetados pelo golpe, que preferiu não se identificar, e teve acesso ao email formulado pelos criminosos. Conforme conta a vítima, grande parte de seu portfólio em Bitcoin estava na FTX, e atualmente espera ressarcimento.

Portanto, a vítima já realizou integralmente o processo oficial de recuperação e de serviço aos credores. Contudo, ele disse que, nesta quinta, recebeu um email informando que já poderia resgatar os valores. No email falso, os criminosos afirmaram que o processo demoraria até 90 dias. Além disso, poderia ser mais custoso caso o credor demorasse a solicitar o saque.

Desse modo, existe a pressão da rápida solicitação da vítima, e a indução maior ao erro, ele conta. O link contido no email malicioso leva ao site https://wallet-ftx.com/, que trata-se da plataforma dos criminosos.

Confira o trecho. Ao final da matéria, o email fraudulento será disponibilizado na íntegra.

“Observe que, devido ao grande volume de solicitações, os saques podem levar 90 dias ou mais para serem processados, uma vez enviados[…]Você pode verificar o status da sua solicitação de saque na seção Histórico de transações da página do painel da sua conta FTX ao conectar uma carteira ERC-20. Além disso, terceiros impõem taxas de transação nas retiradas, e a FTX aplica taxas de retirada. Essas taxas se baseiam nos custos de processamento da transação e a FTX pode ajustá-las periodicamente de acordo com as condições de mercado, conforme definido nos seus Termos de Serviço.”

Não conecte sua carteira

A vítima conta que, ao conectar sua Trust Wallet no site indicado, uma página infirmava sobre quesitos de elegibilidade para saques.

Nesse sentido, para que a vítima pudesse descobrir se realmente teria direito aos saques, deveria cinectar sua carteira. Todavia, nesse tipo de atividade criminosa, um contrato inteligente malicioso rouba os fundos assim que uma carteira é conectada.

Desse modo, a vítima disse ao BlockTrends que a avisaram de que ela ainda não era elegível e estava na lista de espera. No entanto, pouco tempo depois, alguém drenou sua carteira e roubou seus ativos.

FTX Golpe
Na imagem, o email falso, e a mensagem contida na plataforma falsa. (Imagem: Divulgação)

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas