Artigo

Embraer fecha a venda de 250 eVTOL’s, (seu carro voador)


Por Hugo Montan
junho 8, 2021

[post-views]

Buscando se fortalecer no setor de mobilidade aérea urbana, a Embraer fechou a encomenda de 250 eVTOL’s. O projeto da aeronave está em período de desenvolvimento e as entregas estão previstas para começar em 2026.

Mesmo com a crise fulminada pelo término das negociações mal sucedidas de um joint venture com a Boeing, seguido da pandemia de COVID-19 que afetou profundamente o mercado aéreo. A Embraer vem desempenhando bem no mercado e está traçando um caminho bem delineado para se restabelecer entre as principais empresas da indústria aeronáutica mundial.

O bom desempenho da empresa foi traduzido em números, na bolsa brasileira os papéis da empresa valorizaram cerca de 185% desde o anúncio do fim das negociações com a Boeing. Embora a Embraer tenha sentido profundamente os impactos da pandemia assim como todo o setor aéreo, a empresa também foi parcialmente beneficiada. 

Com a pandemia do COVID-19 as companhias aéreas estão buscando reestruturar suas frotas de aeronaves visando voos regionais, uma vez que houve uma abrupta queda de demanda a voos internacionais devido a propagação do vírus. Convenientemente os principais produtos da Embraer, as aeronaves da linha E-2, são aeronaves recentemente lançadas voltadas para voos regionais. 

Mobilidade Urbana com os “carros voadores”

As vendas das aeronaves da linha E-2 vem desempenhando bem nos últimos meses e a Embraer vem apostando em outro ramo, a mobilidade urbana. Chamados de “carros voadores” os eVTOL’s estão sendo desenvolvidos pela Eve Urban Mobility Solutions Inc, empresa de posse da Embraer. 

Embora a ideia de um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical possa parecer um tanto quanto futurista demais para alguns, o projeto já virou realidade. Na última semana a Halo, empresa líder em operações de taxi aéreo de helicópteros nos EUA e Reino Unido, realizou a encomenda de 200 unidades do eVTOL’s com entrega prevista para 2026. 

E ontem (07), a Helisul Aviation, um dos maiores operadores de helicópteros da América Latina, anunciou a aquisição de 50 eVTOL’s com entregas também estimadas para 2026.   O design do eVTOL da Eve, centrado no ser humano, representa uma estrutura simples e intuitiva que continua a atingir notáveis marcos de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo de simulador em junho de 2020 e a construção do modelo em escala em outubro de 2020. 


Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail