Elon Musk anunciou seu contra-ataque em direção à OpenAI, de Sam Altman, na guerra das inteligências artificiais e sua arma é o Grok. Ontem (25), a OpenAI lançou a nova atualização de geração de imagens do ChtaGPT que impressionou a muitos.
Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Desse modo, Musk não deixou barato. Após meses operando exclusivamente via X (antigo Twitter), a inteligência artificial desenvolvida pela xAI, startup de IA do bilionário, agora chega oficialmente ao Telegram.
Vale lembrar que a plataforma de Pavel Durov recentemente atingiu 1 bilhão de usuários ativos mensais. Portanto, Musk espera ampliar de maneira expressiva o alcance do Grok com essa jogada.
A ofensiva de Musk mira diretamente no domínio de Sam Altman e da OpenAI, criadora do ChatGPT. Assim, buscando ampliar o alcance da Grok com integração cross-plataforma e um app mobile totalmente independente.
A Grok agora pode ser acessada tanto via X quanto em app próprio e, a partir desta semana, também no Telegram, um dos apps de mensagens mais populares do mundo.
Grok chega ao Telegram: o que muda?
Segundo o anúncio oficial, a Grok está disponível gratuitamente para usuários do Telegram Premium, sem custos adicionais. Essa integração representa o primeiro movimento real da Grok fora do ecossistema fechado da X.
O objetivo, segundo fontes próximas à xAI, é levar a Grok “a cada canto do mundo digital”, em linha com a visão de Musk de criar uma IA que seja verdadeiramente universal. Além de, claro, acessível e menos censurada que seus concorrentes. Este último é referente a uma crítica frequente do empresário à OpenAI.
Aplicativo próprio já disponível
Paralelamente à integração com o Telegram, a Grok agora também está disponível em forma de aplicativo autônomo para Android, conforme capturado em screenshots de usuários.
A versão atual exibe o modelo Grok 3, mais avançado. Além disso, a tecnologia agora conta com suporte a comandos de voz, Deep Search (busca profunda) e respostas de estilo conversacional.
A liberação do app próprio é uma jogada estratégica: enquanto o ChatGPT domina via app no iOS e Android com milhões de downloads, a Grok agora entra na disputa direta pelas telas dos smartphones dos usuários — terreno crucial para fidelização de longo prazo.
Na visão de Musk, a Grok deve ser onipresente — acessível a qualquer pessoa, em qualquer dispositivo. Segundo ele, “a IA deve ser uma extensão natural da mente humana, e não um mecanismo de controle centralizado”.
A xAI também estaria negociando parcerias com fabricantes de smartphones e empresas de software para integrar a Grok a sistemas operacionais e assistentes virtuais.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com