Investimentos

Ele deu $50 mil dólares para um peixe comprar ações

Inspirado em experimentos que questionam métodos de investimentos, o Youtuber Michael Reeves fez com que seu peixe gerisse $50 mil dólares.

Se você acompanha o mercado há algum tempo, com certeza já se deparou em algum momento com experimentos que questionavam a forma com que portfólios de investimentos são geridos mundo afora.

Em 2016 uma TV Norueguesa fez uma competição na qual gestores qualificados, astrólogos, influencers digitais e uma vaca competissem escolhendo ações.

Ironicamente, as vacas obtiveram um desempenho parelho aos gestores profissionais, sendo que os animais determinavam as ações a serem investidas defecando em quadrados marcados em um gramado. 

Baseando-se em experimentos do tipo, o Youtuber Michael Reeves fez com que seu peixe dourado gerisse um portfólio de $50 mil dólares em ações utilizando um engenhoso software de reconhecimento espacial. 

Com uma câmera e um software de leitura, ele monitorou a posição de seu peixe, chamado Fredrick, durante vários dias e determinou que 2 campos do aquário fossem associados a determinadas ações escolhidas aleatoriamente.

A metodologia de Michael Reeves foi simples: caso o peixe ficasse mais tempo do lado esquerdo ou direito do aquário durante um intervalo determinado, um programa criado por ele compraria as ações da determinada empresa relativa ao campo. 

Para tornar a processo em uma disputa, ele também criou um software que reconhecia as ações mais comentadas no famigerado fórum do reddit r/wallstreetbets, conhecido por escolher as ‘’meme stocks’’.

Ambos os softwares geraram portfólios próprios que foram recriados na realidade por carteiras vinculadas ao nome de Reeves.

No final da história, ambos os portfólios geriram $50 mil cada, com o peixe superando o fórum do Reddit com larga vantagem. 

Enquanto o Fredrik obteve um rendimento de 2%, ganhando $1007, o fórum teve uma perda de -12%, subtraindo um total de $6091.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.