O governo de El Salvador, sob a liderança do presidente Nayib Bukele, anunciou a compra de 11 Bitcoin logo após o fechamento de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para um empréstimo de US$ 1,4 bilhão. A medida reforça a postura ousada do país em continuar acumulando Bitcoin, mesmo diante de pressões internacionais.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Na última quarta-feira (18), o FMI e as autoridades salvadorenhas chegaram a um acordo preliminar sobre o programa de Facilidade de Financiamento Ampliado (EFF). O programa tem como objetivo apoiar a agenda de reformas econômicas do país.
Entre os principais pontos do acordo estão a implementação de um plano fiscal robusto e favorável ao crescimento. Busca também a melhora na governança e transparência.
O FMI destacou que o uso do Bitcoin pelo setor público será limitado, enquanto a aceitação no setor privado permanecerá voluntária. O acordo ainda precisa de aprovação do Conselho Executivo do FMI, mas busca ser um passo importante para estabilizar a economia do país.
Mesmo com as ressalvas do FMI sobre os riscos associados ao Bitcoin, o governo salvadorenho segue firme em sua estratégia de adoção da criptomoeda. Desde o início da política, El Salvador vem acumulando 1 Bitcoin por dia, e há expectativas de que essa taxa de aquisição possa aumentar no futuro.
El Salvador foi o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin como moeda legal em 2021. Na época foi uma decisão que gerou reações mistas no cenário internacional, principalmente negativas do FMI.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com