O preço em dólar do Bitcoin (BTC) dispara nesta sexta-feira (23), entre os motivos, o maior deles é a reafirmação de Jerome Powell, presidente do Banco Central dos EUA, no corte das taxas de juros em setembro. Além disso, as chances de Donald Trump se eleger aumentaram após a desistência de Robert Kennedy Jr.
Segundo o discurso do Powell no simpósio de Jackson Hole, a inflação está quase sob controle e o mercado de trabalho dando sinais de desaceleração. Portanto, o Federal Reserve está preparado para começar a reduzir sua taxa de juros. Atualmente a taxa está no nível mais alto em 23 anos.
Powell não especificou quando os cortes nas taxas de juros começarão ou qual será a magnitude deles, mas impactou o Bitcoin positivamente. Mas é amplamente esperado que o Fed anuncie uma redução modesta de 0,25 ponto percentual em sua taxa de referência na reunião de meados de setembro.
“O momento de ajustar a política monetária chegou”, disse Powell em seu discurso principal na conferência econômica anual do Fed em Jackson Hole, Wyoming. “A direção está clara, e o timing e o ritmo dos cortes de juros dependerão dos dados recebidos, da perspectiva em evolução e do balanço de riscos.”
Bitcoin reage ao Powell
O Bitcoin reagiu positivamente momentos após a fala de Powell. A criptomoeda sobe mais de 4%, e negocia acima de US$ 63 mil. Isso porque, com juros mais baixos, e a liquidez no país retornando, os investidores de risco tendem a entrar mais firme no mercado de criptomoedas.
Além disso, Donald Trump agora tem mais chances de vencer as eleições presidenciais em novembro. Isso porque, o agora ex-candidato se categoriza, assim como Trump, como pró-Bitcoin Robert.
Portanto, os possíveis votantes em Kennedy Jr agora tendem a votar mais no Trump. Na plataforma de apostas descentralizadas, Polymarket, Trump tem 50% de chances, contra 49% da Kamala.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com